Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Estado da Bahia recebe mais 67 ambulâncias do SAMU
 
Quarta, 17 de Março de 2010  
 

A Bahia contará com mais 67 unidades de suporte básico (USB) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). A entrega das ambulâncias será feita pelo presidente Lula em solenidade no próximo dia 25, na cidade de Tatuí, em São Paulo. A Secretária da Saúde do Estado (Sesab) já está tomando providências para trazer ambulâncias para Salvador, onde será feita redistribuição para as regiões baianas.

A ampliação do SAMU na Bahia é fruto de uma parceria entre governos municipais e estadual que, em sucessivas negociações mediadas pela Sesab e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), pactuaram a formatação do programa no estado. Os projetos para implantação dos SAMU regionais foram montados por técnicos da Sesab e encaminhados para aprovação junto ao Ministério da Saúde. Os projetos acompanham a política de investimentos na regionalização de hospitais e é parte fundamental da rede de saúde que está sendo implantada atualmente na Bahia.

No estado, serão beneficiados 66 municípios que tiveram projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009, abrangendo as microrregiões de Teixeira de Freitas (Extremo-Sul), Brumado (Sudoeste), Barreiras (Oeste), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (estas últimas compõem a Macrorregião Norte da Bahia). Com isso, a cobertura do SAMU na Bahia chegará a cerca de 45% da população, atendendo a mais de seis milhões de baianos. A previsão é que, com a expansão do serviço, esse número chegue a 73% até o final de 2010. Com a entrega das ambulâncias, a região de Paulo Afonso passa a ter 100% de cobertura.

Os SAMU regionais, que atualmente são cinco, com sedes em Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Paulo Afonso, passam a ser onze, com a inclusão das regionais de Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, além de Juazeiro e Senhor do Bonfim.

Prioridade do Governo

O investimento para implantação do SAMU-192 é de responsabilidade do Ministério da Saúde, disponibilizando os equipamentos das ambulâncias de suporte básico e avançado de vida, assim como os recursos para a Central de Regulação Médica das Urgências. O custeio mensal de cada equipamento do SAMU-192 é de responsabilidade conjunta das três esferas de governo.

Até o final de 2006 a Bahia não participava do financiamento do SAMU-192. A partir de 2007, o programa passou a ser uma das ações prioritárias do Governo do Estado. Naquele ano, a Sesab passou aos municípios com o SAMU implantado o equivalente a três anos do financiamento estadual (2007 e a divida deixada de 2005 e 2006).

A Sesab, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, elaborou os Planos Regionais de Atenção às Urgências, junto aos Colegiados Gestores das 28 Microrregiões de Saúde. Com isso, foram elaborados projetos de implantação de SAMU-192, os quais foram encaminhados para aprovação pelo Ministério da Saúde. Não existe qualquer ingerência externa às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para definir quais municípios terão a implantação do SAMU 192. O critério é exclusivamente a aprovação pelo Ministério da Saúde de projetos elaborados pela Secretaria da Saúde do Estado junto com as Secretarias Municipais de Saúde.

 

 

 

Agecom

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.