Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Bahia se prepara para vacinação contra gripe A
 
Segunda, 01 de Março de 2010  
 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunização, está finalizando os preparativos para a campanha de vacinação contra a gripe A - Influenza A (H1N1). A Bahia já recebeu 161 mil doses da vacina, que serão utilizadas na primeira etapa da estratégia de vacinação, contemplando, entre os dias 8 e 19 deste mês, trabalhadores de serviços de saúde e a população indígena.

A expectativa é que aproximadamente 170 mil pessoas sejam imunizadas nesta primeira etapa. A coordenadora do Programa, Fátima Guirra, informa que nos próximos dias vão chegar mais doses de vacinas para atender a toda população alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir o risco de expansão e transmissão do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúd (OMS), já circula em 209 países. A proposta é vacinar os trabalhadores de saúde, de forma a garantir que esses profissionais estejam em condições favoráveis para atender às pessoas que venham a adoecer, além de imunizar grupos da população selecionados em razão do maior risco de adoecer e ter complicações decorrentes da doença.

Na Bahia, as equipes das diretorias regionais de Saúde (Dires) já foram treinadas para a realização da campanha e estão repassando as orientações às equipes dos municípios, responsáveis pela operacionalização da campanha. As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde estão sendo encaminhadas para as 31 regionais de Saúde, que se encarregam de distribuir os imunobiológicos para os municípios. 

Estratégia

Para garantir a vacinação de todos os profissionais de saúde, as doses serão disponibilizadas em todas as unidades municipais de saúde. Os lotados em hospitais de grande porte terão acesso às vacinas no próprio local de trabalho. No caso da população indígena, a operacionalização está sob a responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Fátima Guida explica que a estratégia nacional de vacinação contra o vírus influenza A se insere numa estratégia maior, de enfrentamento da pandemia, que incluiu outras medidas como o fortalecimento da atenção básica, a ampliação do número de leitos de terapia intensiva e o aumento do estoque de medicamentos para o tratamento da doença.

Em junho do ano passado, segundo a OMS, a disseminação do vírus H1N1 passou para a fase 6. Isso quer dizer que houve a disseminação da infecção em humanos, no nível comunitário, ocorrendo em diferentes regiões do mundo, situação que atende o critério para definição de pandemia.

A partir daí, o Ministério da Saúde vem acompanhando atentamente a situação e se preparando para o enfrentamento de uma possível segunda onda pandêmica. Em 2009, na Bahia, foram notificados 1.370 casos de Influenza A, com 14 óbitos. Este ano, não houve, até agora, confirmação de casos no estado.

 

 

Agecom

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.