Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Chineses querem investir em energia limpa na Bahia
 
Quinta, 21 de Janeiro de 2010  
 

Empresários chineses estão interessados em investir nas áreas de produção de bioenergia e agroindústria no oeste baiano. O assunto foi tratado numa reunião ocorrida ontem (20) entre o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, o presidente do grupo asiático, Richard Qiu, e técnicos das secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Agricultura (Seagri) e Infraestrutura (Seinfra).

A ideia é que os empresários asiáticos entreguem ao governo da Bahia, nos próximos dias, uma manifestação de interesse, declarando suas intenções e especificando suas demandas de apoio e informações para o início dos projetos no estado.
 
Os investimentos serão feitos em três vertentes: energia eólica (implantação de uma usina geradora de energia e de uma fábrica de equipamentos), agronegócios (implantação de unidades de produção agrícola para consumo próprio) e agricultura familiar (unidade de esmagamento de grãos e outra de biodiesel e carvão vegetal, utilizando reflorestamento e resíduos agrícolas). A prioridade do governo chinês é produzir óleo vegetal alimentício para exportar ao país asiático.
 
Segundo o secretário do Planejamento, a criação de uma área industrial numa região de interesse do governo, que está recebendo investimentos em todos os setores para interiorizar os serviços no estado, vem a calhar.

“O oeste baiano é o segundo maior produtor de algodão do Brasil, concentrando 96% da produção nordestina, além de ser grande produtor de soja, que podem ser usados para a produção de óleo alimentício, biocombustíveis e energia. Vamos aumentar em aproximadamente 430 mil o número de consumidores de energia até o final deste ano e para isso precisamos também aumentar a oferta de energia no estado”, destacou Pinheiro.

Ele citou ainda obras como a Ferrovia Oeste-Leste, que facilitará o escoamento de produtos para outros estados e países, e a implantação do parque eólico, com 17 projetos no estado, até 2012.

Grupo de trabalho

Ficou acordado que a partir da entrega da manifestação de interesse por parte do grupo, administrador do maior fundo de investimentos da China, será assinado um memorando de entendimento.
O documento culminará na formação de um grupo de trabalho formado por técnicos do governo para elaborar estudos prospectivos e formalizar um arquivo com todas as informações necessárias para a implantação do projeto na Bahia.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.