Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Contribuintes terão prazo especial para recolhimento do ICMS
 
Terça, 05 de Janeiro de 2010  
 

Os festejos de fim de ano fazem de dezembro o período de maior movimentação econômica no comércio e, para potencializar ainda mais as vendas, o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), parcelou o recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativos às vendas desse período.

Os comerciantes varejistas inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS poderão pagar o imposto em até quatro parcelas iguais e consecutivas, entre os meses de janeiro e abril de 2010. A medida foi divulgada pela Sefaz no decreto nº 11.876 publicado no Diário Oficial.

Segundo o secretário da Fazenda, Carlos Martins, a Bahia possui uma administração tributária desenvolvimentista, ideal para criar condições ao mercado local e estimular ainda mais as vendas, sobretudo no fim do ano. “Dezembro é tradicionalmente o mês em que há uma maior propensão ao consumo, estimulado pelos festejos de fim de ano e pelo pagamento do 13º salário, o que implica num incremento da demanda efetiva”, relacionou. Para ele, nesse período, toda economia é estimulada, novos postos de trabalho são criados e a arrecadação do ICMS é fortalecida. Outra medida é o parcelamento do imposto, também em quatro vezes, para os comerciantes que participarem da Campanha Liquida Salvador 2010.

O secretário lembra ainda que o comércio baiano superou os efeitos da crise econômica internacional, com início no final de 2008, e fechou o ano com bons resultados. Para ele, o setor vem demonstrando, principalmente nos últimos meses, um maior fôlego, o que pode ser observado na arrecadação de ICMS, que atingiu R$ 329,7 milhões em novembro, montante quase 20% superior ao mesmo período do ano passado. “Este comportamento além de contribuir para o equilíbrio das finanças do Estado, também se constituiu num dos aspectos que viabilizaram a concessão do parcelamento”.

Promoções - De acordo com o gerente do Setor Comércio e Serviços da Sefaz, Antônio Arapiraca, de olho nas oportunidades de final de ano, o comércio varejista busca realizar promoções para alavancar suas vendas, incluindo alongamento dos prazos de pagamento. “O parcelamento do ICMS, que pelo segundo ano consecutivo é concedido em quatro vezes, aparece como um dos elementos que contribuem para facilitar o parcelamento das compras”, ressaltou Arapiraca.

O documento de arrecadação estadual (DAE) poderá ser emitido através do site da Sefaz, no endereço www.sefaz.ba.gov.br para efetuar o pagamento das parcelas com vencimento nos dias 11/01, 09/02, 09/03 e 09/04. O ICMS - Substituição Tributária das aquisições interestaduais durante o mês de dezembro e que encerre a fase de tributação, também poderá ser parcelado. Neste caso as datas para pagamento são 25/01, 25/02, 25/03 e 26/04.

Não estão contempladas com o parcelamento as empresas optantes pelo Simples Nacional relativo ao ICMS devido neste regime de tributação, e as que exercem as seguintes atividades: comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos; representantes comerciais e agentes do comércio de veículos automotores; hipermercados e supermercados. Aqueles que aderirem às novas datas sem autorização estarão sujeitos ao recolhimento do imposto com as penalidades e acréscimos previstos na legislação do imposto para recolhimento fora do prazo.

Liquida Salvador - Os comerciantes que participarem da 12ª Campanha Liquida Salvador 2010 também terão prazo especial de pagamento do ICMS relativo às vendas de mercadorias realizadas durante o mês de março. O pagamento poderá ser feito em até quatro vezes iguais e consecutivas nas datas de 09/04, 10/05, 09/06 e 09/07.

Além disso, fica facultado aos participantes da campanha o recolhimento do imposto decorrente das operações sujeitas ao pagamento de substituição tributária que encerre a fase de tributação nas aquisições interestaduais durante o mês de fevereiro. Para estes, os prazos são 25/03, 26/04, 25/05e 25/06.

Promovida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Salvador, a campanha Liquida Salvador 2010 será realizada no período de 25 de fevereiro a 7 de março, nas cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho, Salvador e Camaçari.

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.