Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Secretaria Estadual da Educação prevê matrícula de 400 mil novos alunos para 2010
 
Segunda, 28 de Dezembro de 2009  
 

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) estima matricular 400 mil novos alunos para o ano letivo de 2010. Atualmente, a rede tem capacidade instalada para atender 1,5 milhão de estudantes e este ano foram preenchidas mais de 1,2 milhão de vagas em 1.640 escolas distribuídas nos 417 municípios baianos. Há vagas para todos.
 
Para atender essa demanda, a SEC colocou 5.600 pessoas para atuar nos 605 postos de matrícula. São 208 em Salvador e região metropolitana e os demais distribuídos no interior.
 
Como o sistema é on-line, os interessados poderão fazer a matrícula em qualquer posto, independente da localização da escola em que deseja estudar. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.sec.ba.gov.br/matricula.
 
Quem acessa a página encontra desde o cronograma da matrícula, lista de documentos necessários, até os horários de funcionamento e endereço dos postos.

Totalmente interligado à rede de matrícula e atualizado automaticamente, durante o período de matrícula, o site vai informar ainda o número de vagas disponíveis em cada escola e o tempo estimado de atendimento; ou seja, antes mesmo de se dirigir ao local, os estudantes ou responsáveis podem saber o tempo médio de atendimento no posto ao qual pretendem ir e checar onde o processo está sendo mais rápido.

A estimativa da coordenação da matrícula é de que cada posto realize uma média diária de mil atendimentos. “A Secretaria da Educação se organizou e está preparada para atender essa demanda de forma tranquila”, afirmou a diretora de Organização e Atendimento da Rede Escolar, Eliana Carvalho.
 
Além dos postos estarem dotados de supervisores, técnicos e diretores das escolas, duas centrais estarão funcionando para atender às dúvidas no processo de matrícula. Além disso, antes de o sistema de matrícula entrar no ar, foram realizados dois grandes simulados de teste.

Calendário
 
Os alunos da rede estadual que pretendem continuar na mesma escola onde estão matriculados têm até 4 de janeiro para renovar a matrícula. De 12 a 14 de janeiro, será a vez das transferências para os alunos que concluíram a 4ª ou a 8ª série em uma escola municipal ou em uma unidade estadual que não oferece a série seguinte.
 
No mesmo período também estará ocorrendo a confirmação da matrícula dos estudantes que garantiram a vaga no sorteio eletrônico para os colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas, Raphael Serravale e Thales de Azevedo, na capital, e o Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana.

Depois começa o período de transferência por interesse próprio dos que já estudam na rede estadual e querem mudar de escola em 2010, que se estende de 15 a 18 de janeiro.

Em seguida, acontece a matrícula para alunos novos, que está dividida em duas etapas. Nos dias 19 e 20 de janeiro, os postos estarão matriculando os alunos novos do ensino fundamental. Já os dias 21 e 22 de janeiro são destinados à matrícula no ensino médio. Por último, acontece a confirmação do sorteio eletrônico para os cursos subsequentes da educação profissional e também para as unidades conveniadas com a Polícia Militar.

Garantia de vaga na educação profissional

Mais de 6.800 baianos conseguiram garantir uma oportunidade na educação profissional subsequente para 2010. A distribuição das vagas ocorreu através de sorteio eletrônico, realizado no dia 18 deste mês, que contou com 55 mil inscritos. O sorteio é uma forma democrática de distribuição das vagas, garantindo que os jovens tenham condições reais de acesso ao mundo do trabalho.

Entre eles, estava o cobrador de ônibus Alexnaldo de Oliveira, 34 anos, que pretende dar novo rumo à sua vida profissional. “Estou muito feliz. É uma oportunidade única. Pretendo, no futuro, deixar de exercer a função de cobrador e ter realmente uma profissão. Quero abrir um restaurante com minha esposa”, disse Oliveira, que já se dedica à culinária nos momentos de lazer.

O sorteio é uma forma democrática de distribuição das vagas, garantindo que os jovens tenham condições reais de acesso ao mundo do trabalho.

Sorteio para as escolas mais procuradas

A Secretaria da Educação sorteou 2.043 vagas para as escolas da rede onde a demanda é superior à oferta. Participaram do sorteio os colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas, Raphael Serravale e Thales de Azevedo, na capital, e o Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana.

Realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o sorteio eletrônico foi assistido por pais e alunos e contou com a participação de representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas, além do secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Os contemplados terão os dias 12, 13 e 14 de janeiro para a confirmação da matrícula.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.