Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Número de cheques devolvidos volta a subir depois de três meses de queda
 
Quinta, 24 de Dezembro de 2009  
 

Em novembro deste ano, foram devolvidos, em todo o país, 2,04% do total de cheques compensados. O percentual é 5,5% menor que o registrado no mesmo mês de 2008. Os dados são da Serasa, empresa privada que reúne dados sobre a situação de crédito de pessoas e empresas.

Em relação a outubro de 2009, o percentual de devoluções foi 6,25% maior – primeira alta após três meses seguidos de ligeiras quedas. O crescimento, de acordo com a Serasa, mostra que, com a primeira parcela do 13º salário, os consumidores estão priorizando a regularização de suas pendências financeiras no cartão de crédito.

De acordo com a instituição, no penúltimo mês do ano passado, durante a crise financeira global, a economia tinha no cheque pré-datado uma alternativa para as vendas financiadas do varejo. Segundo os analistas da Serasa, o uso inadequado do pré-datado, confundido com a venda à vista, e a falta de controle do consumidor elevaram a estatística dos cheques sem fundos em novembro de 2008.

Os especialistas também destacam que a economia aquecida, em novembro deste ano, foi um importante fator que contribuiu para a queda no número de cheques devolvidos na comparação anual.

No acumulado do ano, a inadimplência com cheques foi de 2,17%. Segundo o levantamento, houve um avanço de 9,59% na devolução de cheques, na comparação com igual período de 2008.

Conforme a Serasa, a alta é reflexo do primeiro semestre do ano, quando foram registrados os maiores indicadores mensais de devolução de cheques. Para a Serasa, a plena aceitação do pré-datado como alternativa à menor oferta de crédito durante o período mais agudo da crise (primeiro trimestre) e no início da recuperação econômica (segundo trimestre), quando a economia ainda não tinha se normalizado, impulsionaram a elevação.

 

ABr


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.