Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Calor e umidade elevada podem provocar chuvas durante Natal na Bahia
 
Terça, 22 de Dezembro de 2009  
 

A instabilidade atmosférica formada pelo calor e a alta umidade relativa do ar devem deixar o céu parcialmente nublado, com chuvas fracas e rápidas a qualquer hora do dia em Salvador, região metropolitana, Chapada Diamantina e no norte e nordeste do estado. A previsão para o período do Natal foi divulgada, nesta terça-feira (22), pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e Sul, o céu deve se manter nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas a fracas. De acordo com a meteorologista Maryfrance Diniz é uma massa de ar úmida e instável que vem atuando sobre parte do Nordeste e Sudeste do Brasil e favorece o aumento da nebulosidade, deixando o tempo chuvoso nessas regiões.

Segundo a meteorologista, a instabilidade é normal durante o verão. “A maior concentração do vapor d’água na atmosfera, associada às altas temperaturas, provoca nebulosidade, favorecendo a ocorrência de chuvas em toda a Bahia. Vale lembrar que a atmosfera é dinâmica e essas informações são baseadas em uma tendência, podendo sofrer alterações”.

As temperaturas devem se manter estáveis em todo o estado. Os índices mais elevados devem variar entre 32°C e 34°C nas regiões norte, nordeste, oeste e São Francisco. Já nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste estão previstas as menores temperaturas, com mínimas que podem chegar aos 19°C.

Índices de Radiação Ultravioleta

Com a chegada da estação do verão, os dias tendem a ser mais longos que as noites e as temperaturas mais elevadas. Durante esta estação há um aumento na intensidade da radiação solar, elevando também os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV).

Neste período, entre quarta e sexta-feira (23 a 25), os IUVs devem variar entre 12 e 14, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria “Extrema”.
     
Nesta condição, a meteorologista indica cuidados com o tempo de exposição à radiação solar juntamente com o uso de protetores solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, que são de fundamental importância para a saúde da pele e os olhos, além da ingestão abundante de líquidos.

Maré
      
Desta quarta ao dia de Natal, a maré alta deve variar de 1,5 a 1,9 metros de altura, atingindo seus máximos por volta de 9h e 21h. As alturas mínimas devem ocorrer por volta de 3h e 15h, com valores que podem variar entre 0,3 e 6 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca, com altura máxima chegando a 1,5 metros.

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.