Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Verão começa com altos Índices de Radiação Ultravioleta
 
Segunda, 21 de Dezembro de 2009  
 

Durante o verão, que começou oficialmente nesta segunda-feira (21), às 14h47, os países localizados no Hemisfério Sul recebem os raios do sol com maior intensidade, o que define a estação. A chegada do verão faz com que a incidência da radiação solar seja mais intensa, assim como os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV), que devem variar entre 12 e 14, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz parte da categoria “Extrema”.

De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), a chegada do verão exige cuidados redobrados com a não exposição ao sol, principalmente entre os horários de 11h às 16h.  “É de fundamental importância para a saúde da pele e dos olhos a utilização de protetores e filtro solar, bonés, óculos escuros, roupas leves, além da ingestão abundante de água para evitar a desidratação”, afirma o meteorologista do INGÁ, Ricardo Rodrigues.

O meteorologista explica que o verão é caracterizado por apresentar os dias mais longos que as noites e elevação das temperaturas, o que favorece a ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde. Para o verão, que compreende o final de dezembro e os meses de janeiro, fevereiro e março, a tendência é de temperaturas mínimas para a capital baiana em torno de 28ºC, com as máximas em torno de 32ºC, com chuvas dentro da normalidade. “Pode haver picos de temperatura mínima durante a noite entre 18ºC e 20ºC, e picos de máxima até 34ºC”, explicou. No Oeste, as mínimas podem chegar a 16ºC e máxima de 34ºC.

Chuvas dentro do normal para o verão

A previsão de chuvas para o próximo trimestre (dezembro a março) indica que em Salvador, deve chover no verão o esperado dentro da normalidade, em média 376 milímetros. A média representa o comportamento de uma série histórica dos últimos 30 anos.

O verão coincide com o primeiro período chuvoso do Estado, onde os maiores volumes das precipitações são registrados nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul. A tendência para o verão nestas regiões e também no Recôncavo e na faixa centro sul do Norte e Nordeste é de chuvas acima da média. Já na faixa centro-norte das regiões Norte e Nordeste da Bahia, as maiores probabilidades de ocorrência das chuvas está na categoria “normal”. A faixa litorânea terá chuvas entre 100 e 300 milímetros no verão e as maiores condições de chuva são esperadas para o Oeste do Estado.

Neste trimestre, os maiores volumes de precipitação são registrados nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste, Chapada Diamantina e Sul, com valores acumulados variando entre 300 e 600 mm.

O que é Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)

É uma medida de intensidade da Radiação Ultravioleta que incide sobre a superfície da Terra, e é determinado com base no horário de máxima incidência da radiação solar, referente ao meio dia solar. O IUV representa o valor máximo diário da radiação UV.

A elaboração desse prognóstico foi baseada nos resultados da reunião de Análise Climática realizada nos dias 15 e 17 em Campina Grande pelos meteorologistas de todo o país, em conjunto com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Recomenda-se o acompanhamento das previsões semanais, devido à dinâmica do clima.


Ascom INGÁ


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.