Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Presidente Lula premia finalistas da caixa melhores práticas
 
Quinta, 10 de Dezembro de 2009  
 
Vinte projetos de várias regiões do país foram homenageados na noite desta quarta-feira

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quarta-feira (09), no teatro da CAIXA Cultural Brasília, os 20 projetos selecionados da VI Edição do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010. Os prêmios foram entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho. O evento também contou com a presença de vices-presidente do banco, ministros de Estado, prefeitos e representantes dos projetos.

Ao todo, foram inscritos 200 projetos de todas as regiões do país. Dos 35 finalistas, 20 foram premiados (4 da área de habitação, 6 de gestão ambiental/saneamento e desenvolvimento local/inclusão social e 10 da área de gestão municipal, categoria priorizada nesta edição).

As melhores práticas recebem troféu, certificado e apoio para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto, por meio de oficinas de reaplicação, exposições itinerantes de painéis fotográficos, estudos de caso, filmes e publicações. Faz parte da premiação ainda a inscrição dos projetos pela CAIXA no Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo programa Habitat, das Nações Unidas (ONU), para representar o Brasil.

Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou a importância para o país do reconhecimento das boas práticas na gestão pública. “Um administrador público, muitas vezes, é olhado somente pelos seus defeitos e uma coisa boa que poderia ser divulgada não é valorizada. Portanto, é muito importante essa iniciativa da CAIXA de disseminar as coisas boas que são feitas pelo país”.

A presidenta da CAIXA também ressaltou que o objetivo principal do prêmio é disseminar as práticas exitosas que têm sido realizadas pelos municípios. “Temos o privilégio de conhecer o resultado do esforço conjunto de comunidades, poder público, Ongs, organizações civis, setor privado e demais atores sociais. São exemplos de grande relevância para o país”, afirmou.

Entre as 20 melhores práticas premiadas há projetos de grande porte, que estão transformando a realidade local, como “A alma do PAC”, sob a gestão do Estado do Rio de Janeiro, e “Mais Cidade”, de Lauro de Freitas/BA, ambos voltados para a boa gestão pública. Há também os projetos de organizações associativas que mostram a mobilização social de comunidades, como “Vanguarda”, de Santos/SP, em busca da moradia digna, e o trabalho empreendedor de pequenos produtores, como “Paneleiras”, de Vitória/ES.

O Prêmio CAIXA Melhores Práticas, que nesta VI edição comemora 10 anos de existência, é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais), da ONU/Habitat, e tem por objetivo identificar, documentar, premiar e disseminar melhores práticas de gestão local - iniciativas inclusivas, inovadoras e sustentáveis, desenvolvidas em parceria com a CAIXA.

BALANÇO

Desde seu lançamento em 1999, o Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local contou com a participação de 1.153 projetos, sendo 200 nesta edição. Ao todo, 70 iniciativas já foram premiadas pela CAIXA - sendo 21 classificadas entre as 100 melhores do mundo no Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas, promovido pela Municipalidade de Dubai/Emirados Árabes, em parceria com o Habitat/ONU. No total, a CAIXA já destinou cerca de R$ 1 milhão às 50 melhores práticas premiadas, considerando as 5 edições anteriores.

BAHIA

Na Bahia, foram 4 projetos premiados:

MAIS CIDADE (LAURO DE FREITAS) - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

DE NOVO CENTRO (SALVADOR) - Centro Antigo de Salvador (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia)

CODES SISAL (VALENTE)  - Fortalecimento da Igualdade de Direitos Sociais no Território do Sisal

TERRAGUÁ ((ITUBERÁ) - Instituto de Tecnologia Socioambiental do Baixo Sul da Bahia

No início eram vinte e sete projetos da Bahia entre as duzentas práticas inscritas - maior quantidade de todo Norte e Nordeste, ficaram sete entre as trinta e cinco finalistas. Ao final, a Bahia concluiu vitoriosamente com quatro práticas.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.melhorespraticas2009.com.br.

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.