Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Coelba anuncia manobra para evitar novo apagão no interior
 
Quinta, 26 de Novembro de 2009  
 

Para evitar novos apagões nesta quinta-feira, 26, como os registrados na noite de terça, 24, e na manhã de quarta, 25, atingindo 81 municípios do Sul e sudoeste, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) anunciou uma manobra de um minuto em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador.

A Coelba disse, em nota, que o apagão teve como causa “uma ocorrência na subestação do Funil, pertencente à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ainda segundo a empresa, “logo após foram iniciadas manobras no sistema elétrico” para a normalização.

As subestações de Conquista são atendidas por uma linha que sai de Funil, em Itagibá, sul do Estado. O engenheiro da Coelba, Miguel Lobo, explica o processo de manobra.

“Em caso de emergência, como a que houve em Funil, nosso sistema passa a ser alimentado pelas cargas transferidas da subestação de Poções para alimentar as subestações de Brumado e de Conquista”.

Na prática o sistema, que consiste em desligar a carga numa determinada parte do município para desafogar a carga e alimentar outra cidade, tornou-se necessário porque até o final da tarde dessa quarta-feira, 25, a Chesf não havia devolvido a carga, utilizada para tentar normalizar o fornecimento de energia elétrica em definitivo.

A gestora da Unidade regional da Coelba, Neide Cavalcante, explicou que a carga de energia foi requerida pela Chesf para regularizar a subestação do funil, no sul do Estado e apontada como causa do primeiro apagão, às 22h26 de terça-feira.

A queda no fornecimento durou cerca de 10 minutos, deixando às escuras ruas, praças e avenidas e 420 mil unidades consumidoras das duas regiões. Na manhã do dia seguinte, por volta das 11 horas, a interrupção se repetiu, mas desta vez a causa foi relacionada a uma manobra emergencial.

“Foi coisa rápida, de pouco mais de dois minutos, sem prejuízo para o consumidor”, garantiu Neide. “Até o momento não recebemos qualquer reclamação a respeito”, reforçou a gestora.

Os municípios atingidos foram: Poções, Planalto, Mirante, Boa Nova, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Barra do Choça, Ipiaú, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema e Piraí do Norte.

Jitaúna, Aiquara, Itagi, Itagibá, Jequié, Jaguaquara, Itiruçu, Lajedo do tabocal, Maracás, Planaltino, Irajuba, Cravolândia, Santa Inês, Brejões, Nova Itarana e Manoel Vitorino. Firmino Alves, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Itapetinga, Itambé e Maiquinique.

Macarani, Itarantim, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Cândido Sales, Ubatã, Barra do Rocha, Ibirapitanga, Gongoji, Itapitanga, Camacã, Arataca, Jussari, Pau Brasil, Santa Luzia, Betânia, Mascote, Canavieiras, Uma e Belmonte.

Itabuna, Ilhéus, Aurelino Leal, Ubaitaba, Itacaré, Uruçuca, Coaraci, Itajuípe, Almadina, Ibicaraí, Floreta Azul, Itapé, Buerarema, Lomanto Júnior e São José da Vitória.

 

Atarde on line / Juscelino Souza


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.