Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Menina de sete anos morre vítima de meningite viral no interior
 
Terça, 17 de Novembro de 2009  
 

Uma menina de sete anos morreu vítima de meningite viral nesta terça-feira (17) em Filadélfia, na região do município de Senhor do Bonfim. Segundo informações da Secretaria de Saúde da cidade, Eila Samira Passos morava em Fazenda Alegre e, no início do mês, foi ao hospital com sintomas da doença.

A criança foi transferida para o Hospital Dom Malan, em Petrolina, onde foi examinada por uma neurologista que confirmou o diagnóstico de meningite viral, que não é o tipo mais grave da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, não há risco de contaminação de outras pessoas na área onde morava Eila Samira.

Antes de morrer, a menina ainda foi transferida para o Hospital Regional em Juazeiro, que não recebe pacientes com suspeita de doenças infecto-contagiosas. A assessoria de comunicação informou que o hospital não conhece o caso desta menina e que o Regional é uma referência na região no atendimento a casos de meningite.

Doença fatal

Outros casos foram registrados em Salvador e no interior da Bahia neste último mês. Na quarta-feira (11), na capital baiana, um menino de quatro anos morreu vítima de meningite meningocócica, que é considerado o caso mais grave.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), o garoto estava internado no Hospital Geral de Camaçari e foi transferido, em estado grave, para o Hospital Couto Maia. Na terça-feira (10), o seu quadro clínico piorou e ele não resistiu à doença, morrendo no dia seguinte.

Na região de Porto Seguro, no último mês foram registradas seis mortes de pessoas vítimas da meningite. A Sesab desconfia que a doença se espalhou durante uma festa que aconteceu na cidade de Trancoso, em que todas estas pessoas teriam participado, incluindo um motorista de uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que havia prestado socorro a uma das vítimas.

As mortes fizeram com que a população fosse às ruas para protestar contra a falta de vacinas em regiões afastadas, principalmente em Vila de Abrantes (região metropolitana de Salvador), onde duas crianças morreram com meningite tipo C em um intervalo de 36 dias.

A comunidade apontou falhas no controle da doença, dizendo que a Sesab disponibilizou poucas doses do remédio Rifampicina 20 mg, que ajuda no combate da doença. O secretário de Saúde de Camaçari rebateu as críticas e disse que todos receberam o medicamento após o primeiro óbito registrado na região.

Os dois meninos estudavam na mesma creche e o diretor da Vigilância e Saúde de Camaçari, Marcos Nogueira, chegou a contradizer o secretário, admitindo que a remessa teria sido realmente pequena. Não poderíamos mandar muito, pois podíamos medicar quem não precisa. Fracionamos a distribuição, informou.

 

correio24horas


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.