Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Sesab confirma que surto de meningite em Porto Seguro está encerrado
 
Sexta, 06 de Novembro de 2009  
 

O surto de meningite na região de Porto Seguro está encerrado, em virtude de haver decorrido 12 dias da ocorrência das internações e óbitos relacionados aos casos, sem que nenhuma nova suspeita tenha surgido com vínculo epidemiológico, a partir deste prazo.

A informação da Secretaria da Saúde (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, confirma que o surto começou entre os participantes de uma festa realizada no dia 18 de outubro no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. Entre o dia 18 e 29 do mês passado, nove pessoas apresentaram a doença meningogócica que levou a seis óbitos.

Oito casos foram registrados em pessoas que estiveram presentes na festa ocorrida no dia 18 de outubro, em Trancoso. Seis pessoas eram residentes em Trancoso, uma em Arraial D`Ajuda e outra no município de Guaratinga. O nono caso foi em um motorista de ambulância, residente no bairro do Baianão, em Porto Seguro, e, até o momento, a investigação não identificou a fonte de contaminação e vínculo com os demais casos.

Uma criança, que esteve internada no período de 28 a 31 de outubro com suspeita de meningite, com o diagnóstico de Doença Meningocócica afastado com base em exames laboratoriais, foi reinternada na terça-feira (3) para melhor esclarecimento diagnóstico.

Prevenção - A Sesab adverte que o meio mais importante de prevenção da doença é evitar espaços fechados e aglomerados, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, latas de bebidas, cigarros, dentre outros. Para a equipe de saúde, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é indispensável.

A vacinação é um meio seguro e eficiente de prevenção da doença, no entanto, até o momento, não há indicação do uso de vacinação contra Meningococo Sorogrupo C em massa na população, e, sim, a assistência e isolamento dos casos suspeitos/confirmados e quimioprofilaxia de todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes.

A Sesab recomenda ainda que todas as pessoas que estiverem com suspeitas da doença devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. Os principais sintomas da doença são febre, cefaléia, vômito, rigidez de nuca, sinais de irritação meníngea, convulsão e manchas vermelhas no corpo.

 

Agecom


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.