Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Vettel vence com facilidade e ameaça domínio da Brawn GP na temporada
 
Domingo, 21 de Junho de 2009  
 

Alemão lidera dobradinha da RBR, com Mark Webber em 2º. Rubens Barrichello é terceiro e Jenson Button, apenas o sexto

Com um desempenho excepcional desde a largada, Sebastian Vettel venceu sua segunda corrida na temporada, o GP da Inglaterra, em Silverstone. Com uma vantagem que chegou a um segundo para os demais por volta, o alemão liderou a dobradinha da RBR, que ainda teve Mark Webber na segunda posição. O australiano superou Rubens Barrichello após a primeira rodada de pit stops e deixou o brasileiro da Brawn GP em terceiro, com um carro deficiente no circuito inglês. Ele correu com fortes dores nas costas, e teve de tomar uma injeção de cortisona antes da largada. É a primeira vez na temporada em que Jenson Button fica fora do pódio, mas ele permanece na liderança do campeonato.

Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu uma brilhante quarta posição após largar apenas em 11º. Com trechos mais longos que os dos rivais, o brasileiro subiu na classificação nos momentos das paradas de boxes. Nico Rosberg, da Williams, chegou em quinto, logo à frente de Jenson Button, da Brawn GP, que ainda tentou uma pressão nas voltas finais, mas sem sucesso e ficou em sexto.

Jarno Trulli, da Toyota, completou a prova na sétima posição e Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou a zona de pontuação, em oitavo. O finlandês ainda sofreu com a pressão do alemão Timo Glock na parte final da prova, mas conseguiu se manter à frente. Nelsinho Piquet, da Renault, fez uma corrida discreta, mas com muitas disputas. O brasileiro chegou a ultrapassar Lewis Hamilton e Fernando Alonso e acabou na 12ª posição, à frente do companheiro espanhol, apenas o 14º. O inglês da McLaren foi apenas o 16º colocado em sua corrida de casa.

No campeonato, Jenson Button manteve a liderança, mas viu sua vantagem para Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Mark Webber diminuir. O inglês tem agora 64 pontos, contra 41 do brasileiro. O alemão da RBR está com 39, 3,5 à frente do australiano, seu companheiro de equipe. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Alemanha, em Nürburgring, no dia 12 de julho.

Vettel domina desde a largada, com muita facilidade

Na largada, Sebastian Vettel manteve a ponta, apesar da ameaça de Rubens Barrichello. Jenson Button, que estava em sexto, perdeu três posições e ficou atrás de Felipe Massa, que pulou bem e subiu para oitavo. Kimi Raikkonen também avançou, para a quinta posição. A saída não teve incidentes, apenas um pedaço danificado da asa dianteira de Nick Heidfeld, da BMW Sauber.

Logo na segunda volta, Jenson Button conseguiu recuperar a posição perdida na largada para Felipe Massa. O brasileiro errou na saída da curva Chapel, pisou na grama e cedeu a posição para o líder do campeonato, que assumiu a oitava posição.

Com um ritmo de corrida alucinante, Vettel abria quase um segundo por volta sobre Barrichello. O alemão se aproveitou da baixa temperatura em Silverstone, de 16ºC, condição em que o carro da RBR funciona melhor que o da Brawn, já que consegue aquecer os pneus mais rapidamente. A vantagem de Vettel já estava na casa dos 18 segundos na hora dos primeiros pit stops.

Na 15ª volta, Kazuki Nakajima foi o primeiro a parar nos boxes, seguido de Kimi Raikkonen, na passagem seguinte. O finlandês conseguiu se manter à frente do rival da Williams na volta das paradas. O japonês, aliás, foi o grande perdedor da primeira rodada de pit stops: ele caiu da quarta para a nona posição.

Na 20ª, foi a vez de Barrichello fazer seu pit stop, quando estava em segundo. Mark Webber, que estava atrás do brasileiro, entrou nos boxes na 21ª volta. Na volta, o australiano superou o brasileiro, que ainda tentou uma ultrapassagem na curva Copse, mas sem sucesso. Em primeiro, Vettel parou na 22ª e voltou à frente do companheiro com confortáveis 20 segundos de vantagem.

Felipe Massa foi o último dos primeiros colocados a parar, na 24ª volta, após apostar em um primeiro trecho mais longo. O brasileiro ganhou quatro posições no retorno à pista e assumiu a quinta posição na corrida. Em quarto, Nico Rosberg começava a andar mais rápido que Rubens Barrichello, com dificuldades com os pneus duros colocados em seu pit stop.

Antes do segundo pit stop, Barrichello continuava muito pressionado por Rosberg e Massa. Os três pilotos eram separados por menos de três segundos de vantagem, mas nenhum deles se colocava em posição de ultrapassagem. Na frente, a RBR pedia, pelo rádio, para Vettel economizar os pneus, enquanto Mark Webber não conseguia reduzir a vantagem de seu companheiro na prova.

Em quarto, Nico Rosberg foi o primeiro dos ponteiros a fazer a segunda parada, na 44ª volta. Felipe Massa entrou nos boxes duas voltas depois e ganhou a posição do alemão da Williams no retorno à pista. Na 48ª, foi a vez de Barrichello fazer o pit stop e voltar três segundos à frente dos dois rivais. Vettel e Webber também trocaram os pneus, mas as posições permaneceram inalteradas.

Na 50ª volta, Jenson Button fez a sua segunda parada e, enfim, conseguiu algum ganho na corrida. O inglês superou, por causa da tática, o italiano Jarno Trulli e o finlandês Kimi Raikkonen, subindo para a sexta posição e assegurando pontos preciosos para o campeonato.

globoesporte.com Foto:Ag. AFP


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.