Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Casos de dengue aumentam 199% na BA em comparação a 2008
 
Terça, 16 de Junho de 2009  
 

A Bahia registrou 91.493 casos de dengue entre janeiro e 6 de junho de 2009, um aumento de 199% em relação ao mesmo período do ano anterior (30.552 casos), de acordo com boletim da Secretaria de Saúde do Estado. Até o momento, 391 municípios baianos (94% do total) notificaram a doença por meio dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.

As cidades de Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro concentram 43% das notificações do Estado, segundo a secretaria. Quanto às formas graves da doença (dengue com complicações, febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue), há 748 casos em 106 municípios, incluindo 55 mortes, das quais 28 atingiram menores de 15 anos.

Itabuna registrou 12.718 casos, o maior número entre os municípios do Estado. Durante todo o ano de 2008, a cidade registrou menos de 5 mil casos, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município.

Segundo o Ministério da Saúde, entre os possíveis motivos para o aumento de casos de dengue está a circulação de um novo tipo de vírus e a troca de prefeitos, que pode ter comprometido a execução das ações de controle. Os municípios de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro estão em situação de emergência desde o dia 4 de março de 2009.

Entre as ações para fortalecer o controle da doença, a secretaria e o ministério têm feito a capacitação de profissionais, a conscientização da população e a distribuição e aplicação de larvicidas e inseticidas.

A doença

A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável. O vírus é transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado. No Brasil, circulam os tipos 1, 2 e 3, dentre os quais, o tipo 3 é o mais grave.

Os principais sintomas da doença são dores de cabeça, febre, dor nos olhos e no corpo. Em casos mais graves podem ocorrer desmaios e vômitos. A principal forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, que bota seus ovos em água parada.

Abr


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.