Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Casos confirmados de gripe suína não são motivo para alarme, diz Temporão
 
Sexta, 08 de Maio de 2009  
 

Um dia após o anúncio de quatro casos confirmados de brasileiros infectados pelo vírus da gripe suína, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, visitou hoje (8) o Centro de Operações de Emergência para Influenza A (H1N1), no centro da cidade, criado na semana passada para monitorar as suspeitas. Segundo Temporão, a população pode ficar tranquila, pois não há risco de surto da doença no país.

Chegaram quatro casos que já foram diagnosticados e seus contatos estão sendo monitorados. Vamos soltar boletins diários. A mídia tem um papel fundamental de, neste momento, informar sem alarmar. E para o homem comum não muda absolutamente nada. É importante apenas se manter informado.

Dos casos comprovados, dois são pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. O ministro informou que o rapaz do Rio, de 21 anos, chegou ao país infectado de uma viagem a Cancun e está internado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, desde 5 de maio. De acordo com o ministro, ele passa bem e ficará isolado até que acabe o ciclo de contagio da doença, que é de dez dias. Temporão explicou que todas as pessoas que estiveram em contato com o paciente infectado estão sendo monitoradas e ficarão em isoladas, durante dez dias, em casa.

O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, explicou que não vai divulgar identidade dos pacientes para não expor essas pessoas.

A família do paciente infectado nos ligou revoltada, pois o hospital forneceu para a imprensa o endereço deles e agora eles estão se sentindo, na vizinhança, como se fossem doentes perigosos que precisam ser isolados. Isso é tudo o que não queremos, pois precisamos que a população entenda que tem notificar possíveis novos casos e não se calar com medo de sofrer preconceito.

Não há evidência de circulação do vírus no Brasil, uma vez que não há nenhum caso confirmado de pessoas que tivessem contraído a doença no país. No momento, o estado do Rio tem mais três casos suspeitos. Quem viajou para o exterior ou esteve em contato com alguém que veio de outros países e apresenta febre repentina de mais de 38 graus Celsius deve procurar um hospital.

Foi criada uma página na internet (www.riocontragripea.rj.gov.br) para os interessados em obter mais informações sobre a doença.

 

Abr


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.