Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Abastecimento de água em Guanambi ainda preocupa, apesar das chuvas
 
Sexta, 17 de Abril de 2009  
 

A situação do abastecimento de água em Guanambi ainda é preocupante, apesar das fortes chuvas que caíram no município e em toda região. A precipitação em torno da barragem de Ceraíma não foi o esperado pela população, ficando muito abaixo das expectativas.

Barragem de Ceraíma – Esta represa foi construída entre as décadas de 50 e 60, considerada a maior da região, possui uma capacidade de acumulação de 58 milhões de metros cúbicos de água, abastecendo os municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí.

A barragem de Ceraíma encontra-se no momento no seu limite crítico, operando com apenas 7,92% da sua capacidade, representando um volume de apenas 4.597.600 m3, com as chuvas que caíram recentemente teve um aumento de 37,2 cm, sendo que o consumo médio é de 340.000 m3 por mês.

Barragem do Poço do Magro – Esta outra represa foi concluída no ano de 2005, tendo uma capacidade de acumulação de 37 milhões de m3 de água, com uma adutora que leva água até a barragem de Ceraíma. Encontra-se com um acúmulo de 6.290.000 m3, o que representa 17% da sua capacidade total, tendo um aumento de 40 centímetros nas últimas chuvas.

De acordo o quadro acima, a situação é muito preocupante e não afasta a possibilidade de um colapso no abastecimento das cidades atendidas.

No entanto, segundo Lauleste Castro Públio, responsável pelo monitoramento, apesar da situação, não há motivo para pânico, enfatizando, porém que é necessário ter consciência na hora de usar o precioso liquido, evitando o desperdício, além de se evitar a lavagem de carros e calçadas todos os dias, não molhar a grama e encher piscinas sem necessidade.

 


 
 
Untitled Document
 Comentários:
.1
Sexta, 01 de Maio de 2009 | 19:20  
Eustaquio Sousa - sousa-eustaquio@bol.com.br
Gostei da reportagem em relação ao abastecimento e represamento das barragens ai em Guanambi. Vamos economizar agua para não faltar no futuro. Obrigado.
 
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.