Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
IX Encontro de Comunidades Quilombolas é realizado em Caetité
 
Segunda, 19 de Novembro de 2018  
 

O evento busca manter a articulação e troca de experiências entre as comunidades.

Foi realizado nesse domingo (18/11), na comunidade de Lagoa do Mato, o IX Encontro das Comunidades Quilombolas do município de Caetité. O evento busca manter a articulação e troca de experiências entre as comunidades. Esse ano o tema foi “Resistir sempre, desistir nunca”, com uma reflexão voltada para a resistência frente à perda de direitos.

O encontro organizado pelo Conselho Municipal Quilombola, que representa as comunidades remanescentes de quilombos em Caetité, contou com a presença de 15 comunidades e o apoio da Prefeitura de Caetité, do Movimento das Mulheres Camponesas, da Universidade do Estado da Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité.

O evento começou com a acolhida aos participantes e um belo café da manhã, em seguida foi realizado um momento místico católico conduzido pela a Irmã Ida, da Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras. Depois, ternos de reis e grupos das comunidades presentes fizeram apresentações enfatizando a identidade Negra. Também houve a apresentação do grupo de percussão dos Colégios Zelinda e Nunila, de Maniaçu.

O prefeito Aldo Gondim esteve presente no encontro e em sua fala colocou-se sempre à disposição do movimento quilombola de Caetité. “Temos aqui hoje um momento de reflexão sobre as injustiças e a realidade socioeconômica do nosso país, para buscar unir forças e resistir. Nesse sentido, trabalhamos para fortalecer e levar mais políticas públicas para as comunidades quilombolas do nosso município, a exemplo de uma escola quilombola”, ressaltou.

“Vamos incluir esse encontro no calendário festivo do nosso município e iremos alocar recursos para a realização desse evento. Quero destacar que estaremos sempre abertos ao diálogo com os movimentos sociais de todos os segmentos”, completou o prefeito.

A primeira dama, Aline Gondim, também falou e registou sua gratidão em fazer parte do evento. “Quero expressar toda minha alegria por participar desse encontro e deixo uma mensagem para vocês: continuem lutando, as nossas tradições não podem acabar. Nós estamos com vocês nessa luta, e assim como Zumbi dos Palmares, vocês têm o DNA da coragem e da resistência”, destacou.

Também estiveram presentes no Encontro, a vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Jaquele Fraga; a secretária de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças; os vereadores Jairo Fraga e Zacarias Nogueira; o gerente de transportes, Valdemar; e a gerente de Integração Rural e mobilizadora do encontro, Aneli Rodrigues (Lira).

DIRECOM


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.