Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Guanambi está entre as cidades acusadas de fabricar placas frias para carros
 
Quinta, 08 de Novembro de 2018  
 

Uma reportagem publicada pelo site Bocão News, nesta quarta-feira (7/11), revelou um esquema de atuação de fabricantes de placas frias para carros na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Além de Guanambi, a matéria mostrou que o mesmo esquema age em Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia, e também em Vitória da Conquista, no Centro-Sul do estado. O esquema foi denunciado ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) pela Associação Baiana de Estampadores de Placas e Tarjetas Automotivas (ABEEP), entre fevereiro e março deste ano. Conforme a publicação, apesar da denúncia, o grupo ainda segue atuando na região.

Em Guanambi, uma empresa foi denunciada por outros estampadores de placas por causa de supostas irregularidades que estariam causando prejuízos aos concorrentes. Eles afirmam que esta empresa confecciona e comercializa placas em desacordo com as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre as ilegalidades apontadas estão a fabricação de placas pequenas em motos, proibida desde 1º de janeiro de 2012 pelo Contran, e sonegação de impostos, já que não emitem nota fiscal.

De acordo com um empresário do ramo, que prefere não se identificar por medo de represália, as placas adquiridas por meio dos denunciados não constam nos cadastros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sendo invisível para os órgãos públicos de fiscalização e segurança, fato que contraria o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Um vídeo obtido pela reportagem mostra a facilidade para solicitar e receber a placa por meios supostamente ilícitos, em Guanambi.

► CLIQUE E CONFIRA O VÍDEO

fato também já fora denunciado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Procurada e questionada sobre os casos, a assessoria do Detran-BA enviou uma nota. Leia a íntegra do esclarecimento:

“Em relação aos Processos Administrativos em epígrafe, nos quais aduzem possíveis irregularidades ocorridas no Âmbito das CIRETRAN’S das cidades de Paulo Afonso, Guanambi e Vitória da Conquista informamos que em todos os casos os autos foram remetidos à Corregedoria Departamental, para as devidas apurações; as quais ainda continuam em andamento.

Aproveitamos a oportunidade, para comunicar que de acordo coma publicação da Resolução CONTRAN nº729/2018 que estabelece novo modelo de placa padrão MERCOSUL, prevê que todo procedimento de Produção e Estampagem de Placas, serão alterados até o dia 01/12/2018 conforme preconiza a Legislação supra.

Denota-se que, tal legislação promove mudanças significativas no que diz respeito à segurança de todo o processo de estampagem, coibindo assim, possíveis fraudes do processo.”

Fonte: Bocão News


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.