Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Enel Green Power promove sessões gratuitas de cinema movidas à energia solar no interior da Bahia
 
Quarta, 12 de Setembro de 2018  
 

A Enel Green Power promove mais duas temporadas de atividades do Cinesolar, projeto itinerante e gratuito de cinema ao ar livre em que as projeções são movidas à energia solar. As exibições serão realizadas próximas aos parques eólicos de Morro do Chapéu Sul, nos dias 14 a 16 de setembro, e Curva dos Ventos, de 19 a 21 de setembro, ambos localizados no Estado da Bahia. Durante a passagem do projeto, serão promovidas sessões de cinema gratuitas, entre longas e curtas metragens, além de oficinas e uma exposição, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

O Cinesolar é o primeiro projeto do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar levar cultura a cidades dos interiores do país, democratizando o acesso ao cinema. Para projetar os filmes, o furgão está equipado com um sistema de captação de energia gerada pelo sol, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

Além das exibições de filmes, outro destaque da programação é a oficina de Forno Solar. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos moradores da região a oportunidade construir um forno que não usa gás, lenha ou energia elétrica, minimizando, assim, o impacto ao meio ambiente. Com a estrutura, é possível cozinhar alimentos utilizando apenas o calor do sol, que multiplica a incidência de raios ao encontrar superfícies espelhadas.

A oficina apresentará todos os benefícios provenientes da utilização da luz solar no preparo das refeições, que vão desde economia no orçamento doméstico, melhor aproveitamento dos alimentos e, consequentemente, preservação do meio ambiente. O projeto também oferecerá atividades audiovisuais nas comunidades, abordando temas da permacultura (criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos), bioconstrução e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidadas (ONU).

“O Cinesolar nos permite compartilhar atitudes em prol da preservação ambiental, já realizadas em nossos empreendimentos, para as comunidades vizinhas, que muitas vezes estão localizadas em áreas remotas. Pouco a pouco a nossa presença é percebida como um agregador de valor na região", destaca Márcia Massoti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.

A iniciativa é realizada em parceria com a Brazucah Produções que, acreditando no potencial brasileiro de geração de energias renováveis, tem o objetivo democratizar o acesso à cultura com ações como o Cine Solar. “Além de possibilitar o acesso à produção audiovisual nacional, queremos trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem no país”, comenta Cynthia Alario, diretora da produtora.

Sobre o CineSolar

É o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar.  Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas e atividades artísticas e lúdicas. A iniciativa conta com um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 50 longas e 100 curtas-metragens com a temática socioambiental em 260 cidades. A iniciativa percorreu mais de 70 mil km pelo país e ofereceu cerca de 180 oficinemas, com 5,5 mil participantes, aproximadamente. Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, o que equivale a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

Sobre a Enel Green Power

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de cerca de 40 GW através de um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidroelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, nas plantas renováveis de energias.

Sobre a Brazucah

A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas.  Em seus projetos Cinesolar, Cinesolarzinho, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.

Programação:

Cristal - Cafarnaum

Data: 14/09 (sexta-feira)

Oficinas

Local: Escola Municipal Arlete Gois, centro.

Hora oficina: das 14h30 às 17h

Cinesolar

Local: Praça José Gonçalves, centro.

Horário: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

Serra Azul - Bonito

Data: 15/09 (sábado)

Oficinas

Local: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, Povoado de Catuaba

Horário: das 14h30 às 17h

Cinesolar

Local: Praça Venâncio Alves. Povoado de Catuaba.

Hora sessão: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

Morro Azul - Morro do Chapéu

Data: 16/09 (domingo)

Oficinas

Local: Comunitária do Povoado de Lagoinha. Povoado de Lagoinha.

Horário: das 14h30 às 17h

Cinesolar

Local: Em frente à Igreja de Lagoinha, Povoado de Lagoinha

Horário: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

Curva dos Ventos - Igaporã

Data: 19/09 (quarta-feira)

Oficinas

Local: Grupo Escolar Coronel Olímpio. Rua Sargento Walner Fagundes Neves, Centro.

Horário: das 09h30 às 12h

Data: 20/09 (quinta-feira)

Oficinas

Local: Escola Municipal de Jardim. Comunidade de Jardim.

Horário: das 14h30 às 17h

Cinesolar

Local: Quadra da Escola Municipal de Jardim, Comunidade de Jardim.

Horário: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

Data: 21/09 (sexta-feira)

Cinesolar

Local: Praça Bernardo de Brito, Centro.

Horário: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

 

GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.