Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Prefeitura de Guanambi não perderá recursos do FPM devido a projeção de diminuição da população feita pelo IBGE
 
Quinta, 30 de Agosto de 2018  
 

Uma preocupação constante nas diversas prefeituras da Bahia e o Brasil, de acordo a divulgação da última projeção da população dos municípios, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado esta semana, seria a diminuição das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que são correlacionadas ao número da população.  As estimativas da população são feitas de acordo critérios técnicos do IBGE, e os dados são enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que define o valor dos repasses do FPM para os municípios.

No caso de Guanambi e os demais municípios da Bahia, com exceção de Luís Eduardo Magalhães, todos tiveram diminuição da projeção de sua população. Segundo Júlio Oliveira, Secretário Municipal da Fazenda, mesmo com a redução da projeção, a cidade não perderá receita, por ainda se encontrar dentro do coeficiente populacional estipulado pelo TCU. “Com a população de 81.505 a 91.692 continua no mesmo coeficiente do FPM, que é de 2.8, ou seja, não influencia na queda das receitas da cidade”, esclarece o secretário.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), quanto aos coeficientes de repasse do FPM, a Bahia é o Estado mais impactado, já que 56 municípios devem ter seu coeficiente reduzido. 

Na última projeção feita pelo órgão, no ano de 2017, a população de Guanambi estava em  86.808, e na projeção deste ano, ficou em 84.014, ou sejam dentro dos parâmetros do coeficiente, que determina o mesmo valor a ser recebido pela Prefeitura Municipal.

Uma revisão na metodologia adotada pelo IBGE, com novos parâmetros, como a taxa de fecundidade, acabou gerando este decréscimo populacional na maioria das cidades dos estados brasileiros.   O estado da Bahia tem o menor índice de fecundidade do nordeste e a segunda menor do Brasil, de acordo dados do órgão. 

ASCOM PMG.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.