Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Luta para implantação de indústria de fruticultura orgânica em Lençóis ganha força
 
Sábado, 30 de Junho de 2018  
 

O protocolo de intenções com a SDE já foi assinado 

Mais um importante passo para a implantação de um dos maiores projetos agroindustriais de fruticultura orgânica do país no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi dado hoje. A Bioenergia Orgânicos assinou, nesta sexta-feira (29), um protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) que garante o apoio do estado em questões relacionadas à infraestrutura, além de incentivos fiscais e financeiros para a instalação da indústria.

Estavam presentes no ato, a secretária Luiza Maia, o sócio da empresa, Osvaldo Araújo, o consultor Paulo Carvalho e o chefe de gabinete da deputada Ivana Bastos, que é grande incentivadora do projeto, Marcílio Seixas. “A secretaria está à disposição para receber esses projetos de desenvolvimento do nosso estado. Estamos vivendo um momento no país em que precisamos unir forças para preservar o nosso capital, gerar emprego e renda, e a alimentação orgânica é uma alternativa que precisamos valorizar”, considerou a secretária.

A Bioenergia

Com o objetivo maior de aliar fruticultura orgânica, sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e inclusão social, a Bioenergia Orgânicos segue há mais de dez anos desenvolvendo pesquisas com a EMBRAPA para produzir as melhores variedades de frutíferas orgânicas, tais como abacaxi, goiaba, manga, acerola, maracujá, dentre outros. A empresa pretende fabricar inicialmente 40 toneladas/dia do produto em um turno. A perspectiva é de gerar 2 mil empregos diretos e indiretos, no auge da sua capacidade, que será de 110 toneladas/ano, em alguns anos. O faturamento anual previsto é de R$ 100 milhões.

Vale ressaltar que a empresa atua junto à agricultura familiar, especialmente nas comunidades quilombolas da região, oferecendo cursos gratuitos de produção e manipulação de alimentos orgânicos, desde a produção do gado que vai fornecer o esterco, passando pelas mudas orgânicas, até o processamento da polpa. A empresa comprará desses produtores até 100% do que colherem. Inicialmente, a produção será comercializada para empresas produtoras de alimentos.

Completamente sustentável, a indústria quando instalada seguirá com a filosofia de desperdício zero. Por exemplo, das partes desprezadas no processamento serão extraídos óleos, subprodutos para cosméticos, adubos, entre outros.

Camila Queiroz /Jornalista SRTE- 4752


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.