Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Caetité é destaque mais uma vez na luta pelo enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes
 
Segunda, 21 de Maio de 2018  
 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou em Caetité, entre os dias 14 e 18 de maio, a Campanha Faça Bonito, em combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante os dias da Campanha diversas atividades foram realizadas com o intuito de alertar a população quanto à proteção dos menores e para a denúncia dos casos de abusos e exploração.

A equipe da Campanha esteve na segunda-feira (14/05) na Rádio Educadora Sant’Ana de Caetité e na Star FM, em entrevista à imprensa, nas quais falou a toda comunidade caetiteense sobre a Campanha e a importância desse assunto estar em pauta. Na terça-feira (15/05), foi promovida uma palestra sobre a legislação e formas de denúncia com a advogada do CREAS, Simone Leite, no CAE III. Na quarta e na quinta-feira (16 e 17/05), foram visitados os colégios municipais Dom Manoel Raimundo de Melo em Santa Luzia e o Zelinda Carvalho Teixeira em Maniaçu, onde foram realizadas palestras com os estudantes.

No dia ‘D’ da Campanha, na sexta-feira (18/05), foi realizado no auditório do CETEP um seminário com o tema “Conhecimento da Lei e suas particularidades: Na defesa e garantia dos direitos das Crianças e Adolescentes”, com a presença de estudantes, agentes comunitários de saúde, da Apae e outros. Na composição da mesa, houve representantes do CMDCA, CREAS, Conselho Tutelar, além das Polícias Civil e Militar.

Para a presidente do CMDCA, Daniana Pereira Cotrim, o Faça Bonito é uma campanha que visa chamar a atenção da população sobre sua responsabilidade e levar informação. “A luta do 18 de maio não se resume a um dia ou a uma semana, é uma luta diária. Devemos estar em alerta todos os dias em combate à exploração e ao abuso sexual de menores, protegendo nossas crianças e adolescentes desse crime”, ressaltou.

A Campanha que tem o apoio da Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, teve sua importância enfatizada pela secretária da pasta Cátia Virgínia. “Faça Bonito é denunciar os casos em que a criança ou o adolescente está sendo abusado ou explorado, e é também não manter segredo, mas sim, procurar ajuda”, destacou.

Segundo informações do CMDCA, de acordo com dados do Conselho Tutelar, durante todo o ano de 2017 foram registrados 23 casos de abuso e exploração sexual de menores em Caetité. E em 2018 já são 10 casos registrados. Vale lembrar a importância de denunciar e que não é preciso se identificar. Os telefones para denúncia são o Disque 100 e o número do Conselho Tutelar o (77) 99909-1904.

A campanha foi realizada na semana do dia 18 de maio que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data lembra o triste caso de uma menina de oito anos, de Vitória (ES), que neste dia em 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O caso teve forte repercussão e provocou uma grande mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A iniciativa da Campanha é realizada em parceria com a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, e conta com os apoios do Conselho Tutelar, Ministério Público da Bahia, Tribunal de Justiça do Estado e das Polícias Civil e Militar.

DIRECOM PMC 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.