Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Caetité: Escola da Comunidade Quilombola de Sambaíba celebra o 13 de maio
 
Quarta, 16 de Maio de 2018  
 

A Escola Municipal Vinte e Cinco de Dezembro, localizada na Comunidade Quilombola de Sambaíba, a aproximadamente 80 km da sede de Caetité, celebrou o 13 de Maio com a culminância do projeto 13 Livre. A data marca o aniversário da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil no ano de 1888. Em 2018 completam 130 anos do fim da escravidão oficial no país.

O evento realizado na última sexta-feira (11/05), teve como tema “Ser quilombola: desafios e perspectivas”, reuniu alunos, pais de alunos e a comunidade em geral, que acompanharam: uma palestra com a Professora de História da Universidade do Estado da Bahia, Profª Drª Luciana Oliveira, além de apresentação de cordel, de dança com Letícia Figueiredo e demais apresentações feitas por alunos da escola.

O Professor Genilton Gordo Magalhães, diretor da escola, lembrou que o evento vem sendo realizado desde 2014 pela comunidade escolar, por incentivo da Professora Rosemária Juazeiro, ex secretária municipal de Educação, e representa a luta das comunidades quilombolas pelos seus direitos. “Nós fazemos esse projeto para que as crianças entendam sobre o 13 Livre e que a luta do passado é a luta atual por direitos. É um projeto que realizamos na escola desde o início do ano letivo e agora encerramos com a culminância em um evento pra toda comunidade”, explicou Genilton.

Para a coordenadora pedagógica Rosângela Aguiar, o Projeto 13 Livre propõe aos professores e alunos da unidade escolar dinamizar suas atividades através dos estudos relacionados sobre a nova visão da cultura afro brasileira. “Trabalhamos, portanto, com os estudantes um pouco sobre esse contexto histórico, a valorização da história dos povos africanos e da sua cultura, na construção histórica e cultural brasileira”, enfatizou.

A secretária municipal de Educação, a Professora Iamara Junqueira, esteve presente ao evento e lembrou a importância pedagógica para os alunos e a dimensão social para a comunidade. “O 13 Livre proporciona uma reflexão sobre as conquistas, desafios e as perspectivas, bem como, rememorar uma história de lutas. Essa contribuição é fundamental para a escola e para a comunidade no sentido do resgate da cultura e pela reivindicação de políticas que venham melhorar a vida dos moradores da comunidade”, ressaltou.

DIRECOM


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.