Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Prefeitura de Caetité realiza gratuitamente teste para detectar leishmaniose em cães
 
Quarta, 09 de Maio de 2018  
 

Agentes da equipe de Endemias da Prefeitura de Caetité têm feito coleta de sangue de cachorros em alguns bairros da cidade às terças e quintas. O material é usado no teste de detecção da leishmaniose visceral, doença que tem no animal o principal hospedeiro. O resultado do teste sai com 15 minutos.

A leishmaniose visceral, ou calazar, é uma infecção contagiosa causada por um protozoário e é transmitida para cães e humanos por meio da picada do mosquito-palha. É a forma mais letal das leishmanioses e ataca todo o organismo.

De acordo Palanda Nunes de Barros, Gerente Municipal de Endemias, a coleta de sangue desses animais começou pelos bairros endêmicos, região que abrange os Bairros Alto do Cristo e Observatório, e, posteriormente, será realizada nos demais bairros da cidade.

“Para a realização desse exame, apenas uma gota de sangue do animal é suficiente e, em 15 minutos, pode ser constatado o resultado. Caso dê positivo, esse material é encaminhado ao laboratório do LACEN, na cidade de Salvador, para a realização do exame de contra prova. Caso dê positivo novamente, é realizada a eutanásia nos cachorros contaminados, pois essa doença não tem cura”, explica Palanda.

Para a Senhora Jaqueline de Jesus Santos Santiago, moradora da Rua Professor Hélio Negreiros, a realização desse teste de forma gratuita, representa mais segurança para a população. “É muito bom, porque nós podemos saber com certeza a real situação dos nossos animais. Eu que tenho criança em casa, que está sempre em contato com nosso cachorro, fico mais tranquila ao saber que ele não representa nenhum perigo. E é melhor ainda, porque é um exame gratuito, porque eu não tenho condições de levar o meu cão em uma clínica veterinária” destacou a moradora.

Esse trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, antiga DIRES.

DIRECOM PMC.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.