Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Debate sobre a implementação da nova BNCC é realizado em Caetité
 
Sexta, 27 de Abril de 2018  
 

Aconteceu nesta quarta-feira (25/04), nos auditórios da Uneb de Caetité e da Casa Anísio Teixeira, um debate sobre “A Implementação da BNCC e o papel do Conselho Municipal de Educação no Processo de Normatização dos Currículos”. O debate foi promovido pela UNDIME/BA-NTE 13 (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Território de Identidade Sertão Produtivo) e pela UNCME/BA (União dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Caetité e Malhada de Pedras.

O encontro teve o propósito de discutir a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proposta pelo Ministério da Educação (MEC). Foram abordados os termos legais e os desafios das secretarias municipais de educação (SME) para essa implementação nos municípios, bem como, a responsabilidade dos Conselhos Municipais de Educação (CME) para a normatização dos currículos.

A BNCC é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A Base norteia os currículos das redes de ensino, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

A secretária municipal de educação de Caetité, a Profª Iamara Junqueira, anfitriã do evento, destacou a necessidade de refletir sobre a nova BNCC. “Hoje temos a responsabilidade de implantar o documento nas nossas redes e escolas, porém queremos a participação de todos para pensarmos o novo currículo, quanto as práticas pedagógicas, os materiais didáticos, avaliação, e outras questões”, explicou a secretária.

Como palestrante esteve presente a Profª Dra. Gilvânia Nascimento, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na Bahia, membro do Fórum Nacional de Educação e coordenadora da UNCME. “Esse foi um momento que discutimos novas diretrizes para os municípios e é importante que juntos, dirigentes e conselheiros, estejam nessa tarefa discutindo com as escolas as novas possibilidades curriculares a partir da nova Base”, lembrou a Profª Gilvânia.

Participaram do encontro dirigentes municipais de educação, técnicos das SMEs, conselheiros dos CMEs e coordenadores dos fóruns municipais de educação de 21 municípios dos territórios de identidade Sertão Produtivo, Velho Chico, Vitória da Conquista e das Bacias do Paramirim e Rio Corrente, a saber, Brumado, Caculé, Caetité, Dom Basílio, Guanambi, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Urandi, Guajeru, Jaborandi, Presidente Jânio Quadros, Tanque Novo, Igaporã e Matina.

DIRECOM PMC.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.