Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Comissão da Fiol aprova audiência com Sema e Inema sobre demandas nos lotes 5 e 5A da ferrovia
 
Quarta, 11 de Abril de 2018  
 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (11/04), a Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto - antiga Fiol - e Porto Sul, decidiu que realizará audiência com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para cobrar a liberação de uma outorga de água para as obras dos lotes 5 (Guanambi-Caetité) e 5A (Ponte sobre o Rio São Francisco) da ferrovia.

A necessidade do encontro foi evidenciada pela presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos, e recebeu prontamente o apoio dos demais integrantes do colegiado. “As empresas que integram os consórcios responsáveis pelos lotes têm nos relatado que a falta de água é hoje um dos grandes empecilhos para que as obras sigam com celeridade. Portanto precisamos acompanhar essa demanda com urgência”, defendeu a parlamentar. A data do encontro ainda deverá ser definida.

Durante a reunião da Comissão, a deputada também fez um breve resumo sobre o andamento dos diálogos entre o Governo do Estado e o consórcio formado por empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) que deverá financiar os empreendimentos.

Depois da assinatura do memorando entre Brasil e China, em setembro de 2017, os chineses já estiveram aqui conhecendo de perto alguns trechos onde a ferrovia e o Porto Sul estarão instalados. A visita mais recente foi no dia 20 de março, quando uma delegação de empresários chineses, com representantes da Bahia Mineração (Bamin) e da empresa controladora da Bamin, ERG, estiveram em reunião na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Acompanhamos de perto o encontro e presenciamos a declaração do chefe da delegação chinesa e gerente de investimentos da China Group, Huiguang Feng, que confirmou que a intenção dos empresários é consolidar o acordo e trabalhar em conjunto com estado para ainda em 2018 concluir o Memorando de Entendimento e o modelo definitivo de financiamento e construção das obras”, contou.

O vereador Homero, do município de Guanambi, acompanhou os debates realizados durante a reunião da Comissão e, ao fazer uso da palavra, agradeceu todo o trabalho feito pelo colegiado, sob a liderança da deputada Ivana. Ele também relatou que acompanhou a visita dos chineses ao canteiro de obras em Guanambi e pediu que sejam feitos todos os esforços para que a ferrovia seja definitivamente viabilizada e concluída o mais breve.

“Agradecemos a presença do vereador Homero que hoje prestigia nosso trabalho e reafirmamos o nosso compromisso em continuar buscando a celeridade na conclusão das obras que sabemos que já são tão importantes para toda a nossa região da Serra Geral e para a Bahia”, concluiu Ivana Bastos.

Os deputados Zé Raimundo e Eduardo Sales também participaram da reunião do colegiado.

Lorena Vasconcelos / Jornalista (SRTE - 2646)


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.