Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Secelt realiza Censo Cultural nas comunidades do município de Caetité
 
Terça, 13 de Março de 2018  
 

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) está realizando em todo município de Caetité o Censo Cultural com o propósito de registrar os espaços, ações e pessoas envolvidas nas atividades culturais, folclóricas e de turismo. Esse trabalho tem o intuito de fomentar e potencializar essas práticas, reconhecendo a cultura do nosso povo, bem como, incentivando a geração de renda.

Na tarde de ontem (12/03), agentes da Secelt estiveram visitando pessoas envolvidas nessas atividades. Inicialmente na Fazenda Chão Duro, na região da Cachoerinha, visitando a senhora Maria de Souza, que com seu jeito modesto recebeu a equipe em sua residência. Dona Maria trabalhava com o barro, mas devido a problemas de saúde não trabalha mais, mas leva consigo o conhecimento adquirido com sua avó.

Foi visitada, também, a casa de farinha do Seu Valdemir, na comunidade Lagoa do Vilão, onde uma equipe formada na maioria por mulheres, trabalham na produção artesanal de derivados da mandioca. Tradição passada de pai para filho: “Meu pai também trabalhava com a mandioca, aprendi com ele, hoje continuo. Fazemos a massa e a farinha e levamos pra feira”, contou seu Valdemir.

Por último, a visita foi na casa da Dona Silvana Santos na localidade da Ingazeira, que trabalha com leite e fabrica o queijo e requeijão. A matéria prima usada por ela é oriunda da própria comunidade e sua produção é comercializada na feira de Caetité. A nossa reportagem ela ressaltou a relevância do Censo: “Essa ação é importante para incentivar os produtores locais que tem o leite ou a mandioca, por exemplo, a continuarem produzindo e gerando renda para essas pessoas”, explicou Dona Silvana.

DIRECOM PMC


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.