Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
Escola Ovídio Teixeira culmina Projeto Quizomba: Brasil de todas as tribos e de todas cores
 
Segunda, 04 de Dezembro de 2017  
 

O Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira tem se destacado pelos eventos realizados com as culminâncias dos seus projetos no segundo semestre de 2017. Eventos estes que marcaram a vida de estudantes, familiares, professores, direção e todos da comunidade escolar. De setembro para cá, a escola tem se empenhado na execução das atividades inerentes aos projetos existentes na unidade de ensino e tem promovido eventos, de fato, significativos.

Iniciando pelo Projeto Art’manhas, seguido do Projeto de Leitura: leitura no coração e Feras da Aprendizagem até os mais atuais: Projeto Quizomba; este, realizado nos dias 23 e 24 de novembro nos turnos matutino e vespertino, com uma grande gincana cultural e esportiva, no qual, pode-se notar o envolvimento ativo dos alunos para que tudo tivesse um bom desenvolvimento e sucesso nas apresentações das provas, tanto antecipadas quanto surpresas; e, também, a maravilhosa Noite Cultural do Projeto Festeja, realizada no dia 23/11, com diversas atividades voltadas para a temática em si e trazendo à tona a questão da Consciência Negra, Branca e Indígena com uma proposta de promover e/ou despertar nosso olhar para demonstrar que através desta consciência se faz um Brasil de Saber e (des) Sabores.

O objetivo primordial do projeto é levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. E, assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos.

Frente a este objetivo, o projeto é tido como interdisciplinar, perpassando por todas as áreas do conhecimento. Segundo a diretora da Unidade Escolar, Ceane Nelbe de Oliveira Batista, “há uma necessidade de repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações, pois estamos inseridos em uma diversidade de valores e culturas que se entrelaçam”.

Ceane destaca, ainda, que “por esse motivo, precisamos criar propostas que trabalhem todas estas questões culturais, étnico-raciais desde as séries iniciais até o ensino médio, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade. Acreditamos que, ao executarmos este projeto, já estamos colaborando de alguma forma. Afinal, a informação melhora a formação do cidadão”.

A escola agradece o envolvimento de todos os professores, da família, de toda a comunidade e, em especial, dos alunos que assumiram, com afinco, a responsabilidade de estarem participando das atividades voltadas para este projeto, merecendo grande destaque as provas “arrecadação de alimentos”, “desfile da personalidade negra” (tendo como homenageado o rei do futebol Pelé – pela equipe Afro-Red; e Maria Felipo – pela equipe Nação Afro) e “prova de conhecimento” (com questões de diversas áreas do conhecimento). Contudo, este destaque não diminui a importância das demais provas que foram executadas com muito empenho e dedicação pelos alunos de cada equipe.

Na Noite Cultural do FESTEJA, no dia 23/11, os alunos e visitantes puderam contemplar diversos trabalhos artísticos produzidos pelos alunos sob orientação de seus professores, além de exposição de uma mesa com comidas típicas.

A realização do evento contou com apoio de pessoas do comércio local, destacando, especialmente, aqueles que acreditaram no propósito desse projeto e colaboraram financeiramente para que o mesmo fosse realizado. Os incentivadores foram:

► Hotel Porto do Sol – Flexibilidade e Qualidade;

► Eletrolaser Móveis e Eletros;

► Granfino Home Center – Materiais para Construção;

► Consorbyte – tradição e credibilidade.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.