Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Comissão da Fiol e Porto Sul aprova nota que esclarece matéria veiculada no programa “Bahia Meio Dia”
 
Sexta, 13 de Outubro de 2017  
 

Nota à imprensa sobre dados artificiosos sobre Fiol e Porto Sul veiculados no Programa Bahia Meio Dia

A respeito da série de matérias exibidas pelo programa Bahia Meio Dia, na TV Globo, nos dias 09 e 10 de outubro, na qual foram divulgados dados incompletos sobre a situação real das obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e do Porto Sul, a comissão especial que trata do assunto na Assembleia Legislativa da Bahia elogia a atitude da TV por levantar os problemas existentes nas obras, mas esclarece:

Diferente do que a repórter afirma na matéria, a ferrovia hoje está com 71,24% de obra física executada entre Ilhéus e Caetité e no total, levando em conta ainda de Caetité até Barreiras, com mais de 50% executada, e não apenas 30% como é apresentado na matéria. Os 30% que tanto a matéria televisiva enaltece se refere apenas aos dois lotes da região oeste, e não a ferrovia como um todo.

A reportagem em questão não destaca em nenhum momento o avanço das obras no Lote 5FA - ponte sobre o Rio São Francisco – neste lote as obras ultrapassam 50% do total a ser executado. Já no lote 4 - região de Brumado – o retorno das obras ainda não ocorreu, porque a empresa responsável, Andrade Gutierrez, não aceitou renegociar com a estatal Valec.

Outro dado importante, e que causou espanto em não ser divulgado na reportagem, foi a celebração do Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos projetos. O documento foi assinado durante a realização da reunião anual do BRICS, na China, tendo como testemunha o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e presidente do Brasil, Michel Temer. Após o evento, o Governo Federal se comprometeu em lançar o edital de licitação para conclusão das obras da Fiol até o mês de junho de 2018, mas o estado tem total interesse em acelerar esse processo, caso a União coloque a Bahia na condução do procedimento.

Sobre o Porto Sul, a comissão também esclarece ainda que o documento citado acima estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, cooperarão para o desenvolvimento totalmente integrado dos projetos. O empreendimento já tem todas as licenças necessárias para o início da obra, tais como as licenças prévia e de instalação, além da autorização para supressão de vegetação, emitidas pelo Ibama.

“Sei que a intenção da reportagem foi mostrar os problemas causados pela paralisação das obras, mas a matéria presta um desserviço à população ao fornecer informações incompletas e artificiosas. Sabemos das dificuldades do país, e vivemos essa luta diariamente para colocar esse trem nos trilhos. O Governo do Estado, o colegiado, as empresas responsáveis estão trabalhando para buscar investimentos, resolver entraves e acelerar a finalização dessas obras que irão mudar a história da economia do estado”, concluiu a presidente da comissão, deputada Ivana Bastos.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.