Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
ENEL inaugura Parque Solar Lapa no estado da Bahia
 
Quinta, 28 de Setembro de 2017  
 

O complexo solar, composto pelas plantas Bom Jesus da Lapa, 80MW, e Lapa, 78 MW, tem capacidade instalada total de 158 MW e já está em plena operação

Lapa foi o primeiro projeto solar da Enel a entrar em operação no Estado da Bahia, onde a companhia está investindo um total de 685 milhões de dólares americanos em três parques solares (Lapa, Ituverava e Horizonte)

A Enel, através de sua subsidiária brasileira de energias renováveis Enel Green Power Brasil Participações ("EGPB"), inaugurou hoje o parque solar Lapa, localizado no município de Bom Jesus da Lapa, no Estado da Bahia. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, do responsável da Enel Green Power Brasil, Luigi Parisi, e do Country Manager da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli. O parque solar Lapa é composto por duas usinas - Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), com capacidade instalada total de 158 MW.

“Estamos orgulhosos de inaugurar Lapa, que foi o primeiro parque solar fotovoltaico a entrar em operação em 2017 dos três projetos solares que estamos completando este ano no Estado da Bahia”, diz Carlo Zorzoli. “Temos investido fortemente na Bahia, que atualmente possui metade de toda a capacidade instalada renovável da Enel no Brasil. Nós temos contribuído para desenvolver a economia local, implementando iniciativas sustentáveis buscando criar valor compartilhado localmente, nas comunidades no entorno das plantas”.

Lapa começou a operar em junho e já atingiu sua capacidade plena de produção, sendo capaz de gerar cerca de 340 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 166 mil lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A cerimônia em Bom Jesus da Lapa também celebra os demais investimentos da Enel em energia solar na Bahia: o parque solar Ituverava, de 254 MW, que começou a operar recentemente, e o parque solar Horizonte, de 103 MW, atualmente em construção. A Enel está investindo um total de 685 milhões de dólares americanos nos três projetos (Lapa, Ituverava e Horizonte). No Estado da Bahia, a subsidiária de energias renováveis do Grupo Enel, a Enel Green Power Brasil, já opera 536 MW de capacidade eólica e 412 de capacidade solar.

Lapa está localizada em uma área com altos níveis de radiação solar. O projeto apresenta um design economicamente eficiente, com novas soluções de rastreadores e unidades de conversão que agilizam a construção e comissionamento dos painéis solares das plantas, otimizando a produção. Além disso, uma nova estratégia de comissionamento foi implementada, baseada em forte sinergia com as empresas de construção em campo e num suporte remoto, permitindo a redução de 70% no tempo médio necessário para colocar a planta em operação.  

O parque solar Lapa foi concedido ao Grupo Enel em agosto de 2015 no "Leilão de Reserva", junto com os projetos de energia solar Horizonte de 103 MW e Nova Olinda de 292 MW. Durante a construção de Lapa, a Enel desenvolveu diversas iniciativas, como cursos de capacitação de eletricistas, para beneficiar o desenvolvimento social das áreas próximas à usina, em linha com a abordagem de Criação de Valor Compartilhado (CSV).

No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total em renováveis de 2.276 MW, dos quais 670 MW de energia eólica, 716 MW de energia solar e 890 MW de energia hidrelétrica, bem como outros 275 MW de capacidade atualmente em construção, sendo 172 MW de energia eólica e 103 MW de energia solar.

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de 39 GW que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, como sistemas de armazenamento dentro de plantas renováveis de energia.

Gerência de Comunicação


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.