Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Comissão da Fiol e Porto Sul vai brigar para acelerar licitação e trazer pra Bahia
 
Quinta, 21 de Setembro de 2017  
 

“A comissão vai brigar para trazer a licitação da Fiol para a Bahia. O estado tem pressa em realizar esse processo. Não podemos mais esperar”, afirmou a presidente da Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e Porto Sul, deputada Ivana Bastos, após o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, informar que o Governo da Bahia tem interesse em realizar o processo licitatório para finalização das obras da Fiol. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20), durante uma audiência pública realizada pelo colegiado.

Na audiência foram debatidos os detalhes do Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com o consórcio de empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos empreendimentos. Este memorando foi assinado durante a realização da reunião anual do BRICS, na China, tendo como testemunha o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e presidente do Brasil, Michel Temer.

Segundo o secretário, o Governo Federal se comprometeu em lançar o edital de licitação para conclusão das obras da Fiol até o mês de junho de 2018, mas o estado tem total interesse em acelerar esse processo, caso a União coloque a Bahia na condução do procedimento. Dauster garantiu ainda que, de acordo com o memorando, será assinado até dezembro de 2017 o contrato de intenções com todos os dados, com a agenda de investimentos e cronograma por parte dos integrantes do consórcio. As discussões técnicas para esse detalhamento já foram iniciadas.

Ainda de acordo com Dauster, “até o final de junho de 2018 teremos todos os documentos jurídicos e contratos firmados com as propostas para executar as obras de forma integrada, ou seja, um contrato jurídico vinculante, com detalhes societários e responsabilidades sobre a exploração da Mina da Bamin em Caetité, da construção do Porto Sul, e da participação na licitação para exploração da Fiol. Nunca estivemos tão perto de concretizar a Fiol e o Porto Sul e mudar a história da economia do estado. Esse é o compromisso do governador. Esse é o compromisso que cumpriremos”, garantiu o secretário.

Também presente na audiência, o presidente da Bahia Mineração (Bamin), Claúdio Menezes, destacou que a empresa está empenhada e trabalhando para contribuir na finalização das obras. Menezes ressaltou ainda que após as operações da Fiol junto ao porto, a Bahia irá liderar a produção mineral do país. “Nos orgulha muito fazer parte desse processo que vai colocar a Bahia em destaque no cenário nacional. A Bamin possui um ativo mineral que é de classe mundial”, pontuou Menezes.

No final da audiência, a deputada Ivana Bastos anunciou que a comissão realizará uma caravana a Brasília para solicitar ao Ministério dos Transportes e ao Governo Federal a transferência para o Governo da Bahia da responsabilidade de lançar o edital de licitação para finalização das obras da Fiol. “Vimos aqui que o governo não está parado. E nós da comissão iremos programar uma caravana e vamos pra cima do Governo Federal para trazer a licitação para o estado, com o objetivo de acelerar esse processo. Estes projetos além de essenciais são urgentes para a Bahia”, considerou Ivana Bastos.

A audiência contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel; do vice-presidente da comissão, deputado Augusto Castro; do representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro), Milton Ferreira; do representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Kawabe; do gerente Geral da Valec na Bahia, de Valter Barbosa; de representantes da Seplan e da Seinfra, além de deputados estaduais, representantes de diversos órgãos e sociedade civil.

Camila Queiroz /Jornalista SRTE- 4752


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.