Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Comissão da Fiol realiza audiência pública para debater memorando com chineses
 
Quinta, 14 de Setembro de 2017  
 

Os membros da Comissão da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia realizará na próxima quarta-feira (20), às 10h45, uma audiência pública como o tema: “Novo projeto de desenvolvimento integrado da Fiol e Porto Sul: memorando 2017 com a China” para debater sobre o Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos projetos. O evento contará com a presença do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.

O documento estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, cooperarão para o desenvolvimento totalmente integrado dos projetos. Ainda de acordo com o documento, a participação em grupo de investimento para financiar o desenvolvimento dos projetos será liderada pelo consórcio chinês formado pelas seguintes empresas: China Railway Group Limited; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd.

Segundo a presidente da comissão, deputada Ivana Bastos, a audiência será um momento para esclarecer as dúvidas sobre datas, prazos e entraves já previstos no memorando. “O nosso objetivo é receber respostas mais concretas sobre o posicionamento do governo e das empresas chinesas para a execução das obras. Queremos a apresentação de um cronograma, destacando cada processo estabelecido no acordo. Além disso, já é sabido que o trabalho da comissão é fundamental para resolver problemas ao longo desse caminho, e estamos prontos para colaborar”, pontuou a parlamentar.

A deputada lembrou ainda do papel que a comissão tem tido ao longo dos últimos anos. “Nossas caravanas, nossas reuniões em Brasília estão sendo fundamentais para o andamento das atividades. Colocamos vários órgãos na mesma mesa para dialogarmos e resolvermos os problemas ali mesmo, sem esperar passar por um setor ou por outro. Essas reuniões são fundamentais para quebrar os entraves e dar andamento aos trabalhos”, explicou Ivana Bastos.

Porto Sul e Fiol

Com investimento de R$ 2,7 bilhões, o Porto Sul será construído no Litoral Norte de Ilhéus, na região de Aritaguá. O empreendimento já tem todas as licenças necessárias para o início da obra, como as licenças prévia e de instalação, além da autorização para supressão de vegetação, emitidas pelo Ibama.

No Porto Sul serão embarcados o minério de ferro explorado no sudoeste baiano, além de grãos do oeste do estado que chegarão ao Porto pela Fiol. A ferrovia está em construção e terá extensão de 1.527 quilômetros, sendo 1.100 quilômetros na Bahia, com trecho de Ilhéus a Figueirópolis, no Tocantins.

Camila Queiroz /Jornalista SRTE- 4752


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.