Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Ivana Bastos destaca ações de convivência com a seca para Dom Basílio
 
Segunda, 04 de Setembro de 2017  
 

A seca que atinge os municípios baianos tem causado prejuízos devastadores para o estado. A população do município de Dom Basílio tem visto de perto os resultados da pior seca dos últimos 100 anos. “Dom Basílio vive um momento muito difícil. A estiagem que assola a região é devastadora, castiga sem piedade toda a população local. Aproximadamente 12,6 mil pessoas sofrem com os efeitos da falta d água”, pontuou a deputada Ivana Bastos.

Com o objetivo de amenizar as consequências da seca, a deputada Ivana Bastos e o prefeito Roberval Meira tem conquistado ações junto ao Governo do Estado. “Desde 2016 que o município renova, infelizmente, o decreto que o coloca em estado de emergência. Esse decreto possibilita que briguemos por algumas medidas emergenciais, tais como: carros-pipa, ampliação de sistemas, liberação de equipamentos, entre outros”, explicou a parlamentar.

Ações emergenciais

Só nas últimas semanas, a parlamentar e o prefeito conseguiram a ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade de Fazendinha, que atenderá também outras comunidades. Esse reforço foi possível após a entrega, pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), através da CERB, de mais de 11.400 metros de tubos.

Outro investimento garantido para o município foi o abastecimento emergencial de água potável, com a liberação de um convênio, realizado entre a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a prefeitura, no valor de quase R$ 100 mil para a aquisição de carros-pipa. O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (04).

Ações a longo prazo

Para garantir que o município não sofra com os períodos de estiagem, uma solução vem sendo pauta das audiências na SIHS: a construção da Barragem do Pastim, além de uma adutora e uma estação de tratamento de água. “Todo o projeto está sendo desenvolvido, com o total apoio e conhecimento do competente prefeito Roberval Meira, e estamos lutando junto aos órgãos do estado para que o recurso seja viabilizado, e assim os grandes prejuízos com problema da seca no município sejam coisas do passado”, concluiu a parlamentar.

Camila Queiroz /Jornalista SRTE- 4752


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.