Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Caetité comemora 207 anos e deputada Ivana Bastos parabeniza município
 
Quarta, 05 de Abril de 2017  
 

A deputada Ivana Bastos prestou sua homenagem ao município de Caetité, que completa 207 anos neste 5 de abril. A parlamentar protocolou Moção de Congratulação na Assembleia Legislativa e citou informações importantes sobre a história do município, especialmente a sua contribuição para a formação econômica e social da Bahia.

A cultura e a educação também foram lembradas pela parlamentar como pontos fortes do município. “Caetité revelou ao mundo filho ilustres que mais tarde se transformaram em senadores da República, ministros e governadores, além de cantores, professores e jornalistas famosos nacionalmente, a destacar: Cezar Zama, Rodrigues Lima, Nestor Duarte, Anísio Teixeira, Waldick Soriano, dentre outros”, pontuou.

A parlamentar também falou sobre a situação econômica do município, destacando que tem conseguido mantê-la pujante, mas mesmo com as dificuldades econômicas por que passa o país. “A energia eólica tem avançado no município, mantendo o nível de empregos na região. Neste ano, comemoramos a estrada que liga a sede do município ao distrito de Brejinho das Ametistas. Inaugurada em 28 de abril do ano passado, pelo Governador Rui Costa. Essa via vem beneficiando a economia local e os moradores daquela região, incluindo as dos municípios vizinhos como Licínio de Almeida, Jacaraci e Mortugaba que passaram a utilizar a via economizando tempo na viagem até Caetité e Guanambi”, acrescentou.

A deputada concluiu aproveitando o momento para registrar congratulações à Rádio Educadora Santana de Caetité que no último dia 13 de março, completou 36 anos de fundação. “A emissora tem levado aos ouvintes as boas novas, além de servir de instrumento poderoso de prestação de serviços de utilidade pública a toda região”, concluiu.

História – A história de fundação de Caetité remonta ao Brasil-Colônia, quando aquelas terras fazia parte do roteiro da Estrada Real, construída por escravos no século XVIII, para transportar as pedras preciosas do Piemonte e da Chapada Diamantina para Minas Gerais e Goiás. Também eram terras utilizadas como principal ponto de descanso dos aventureiros e negociantes, pois o local era de clima frio e água boa.

Foi elevada à cidade em outubro de 1867, sendo esta data considerada por muitos anos como a data oficial de emancipação do município. Mas alguns moradores e o poder público municipal passaram a investigar nos registros históricos da cidade, e percebeu-se que a verdadeira emancipação se deu em 1810. Os poderes públicos e o povo de Caetité participaram ativamente das lutas pela independência da Bahia. Até os dias atuais é bastante comemorado no município a Independência da Bahia, se constituindo numa importante data, festiva e cívica, para todos os caetiteenses.

Lorena Vasconcelos / Jornalista (SRTE - 2646)


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.