Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Manutenção preventiva pode diminuir os efeitos da desvalorização do carro
 
Quinta, 12 de Mar�o de 2009  
 

Fazer a manutenção preventiva do carro pode aumentar a segurança, evitar que o veículo quebre no meio da rua ou estrada e é mais barato do que o conserto. Mas, além disso tudo, fazer a manutenção regularmente e não esperar que os problemas apareçam pode fazer com que a desvalorização do carro, na hora da revenda, seja menor.

"Quando o proprietário for vender o carro, ele será avaliado muito mais pelo estado em que se encontra do que pelo ano, e aquele veículo que teve manutenção preventiva não vai desvalorizar tanto quanto aquele que não teve", afirma o auditor do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), José Palácio.

Adiando a troca

Além de diminuir as perdas na revenda, a manutenção pode ser uma boa saída para aqueles que não podem trocar de carro no momento. "Essa é a finalidade da manutenção. A pessoa pode rodar mais tempo com o carro e adiar a troca", diz o auditor.

Palácio também afirma que, com a dificuldade de obter crédito e a queda nas vendas de carros, já é possível notar um aumento na procura por autopeças. "Isso significa que estão trocando mais peças, ou seja, que estão indo mais ao mecânico".

Um levantamento recente do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) mostrou que o varejo de autopeças vem registrando um aumento médio de 5% nas vendas, desde outubro do ano passado, sendo que as oficinas mecânicas também têm registrado aumento no volume de serviços.

Mas o auditor lembra que a manutenção preventiva não é só trocar o óleo no período indicado pela fabricante do automóvel, mas também verificar sistemas de freios, direção, pneus e outros itens do carro. "Não existem carros velhos, existem carros mal-conservados. Depois de um certo tempo, o veículo vai dar problema se a pessoa não se preocupou com a manutenção", completa ele.

Além de fazer com que a desvalorização seja menor e adiar a necessidade de troca, a manutenção preventiva previne acidentes e permite ao proprietário uma economia maior de dinheiro, já que é possível fazer a programação de gastos. "O motorista pode decidir trocar uma peça mais urgente e deixar para o próximo mês a troca de outro item que não é tão urgente e pode esperar", explica Palácio.

Fonte: UOL


 
 
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.