Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2018
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Agência Sertão
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Deputada Ivana Bastos
Portal Alô Pilões
 
a a a
 
A importância da alimentação saudável na sociedade atual
 
Quinta, 23 de Agosto de 2018  
 

A alimentação humana e a nutrição, são temas que estão em destaque na sociedade atual, e tem sido motivo de uma série de discussões, algumas até mesmo polêmicas e contraditórias. Há um grande interesse por parte da população sobre a alimentação saudável, visando uma melhor qualidade de vida, longevidade e bem estar.

Como o avanço da ciência é constante, e além disso, a facilidade com que as pessoas tem acesso a essas informações científicas, que antes eram restritas aos acadêmicos e pesquisadores, hoje em dia se faz necessário desmistificar alguns conceitos equivocados sobre a alimentação saudável, como por exemplo, o que é considerado o “alimento bom” e o “alimento ruim”, pois, esse tipo de ideia gera confusões e muitas vezes culpa nas pessoas que tem hábitos de vida comuns, e acreditam, erroneamente, que estão se alimentando mal.

É preciso lembrar que as pessoas quando se alimentam, não estão consumindo apenas um nutriente especifíco, pelo contrário, pois a maioria dos alimentos tem em sua composição diversos nutrientes.

Alguns alimentos tem em sua composição um nutriente predominante, a estes então, chamamos de alimento fonte de tal nutriente...exemplo: o leite é fonte de cálcio, porém não é só o cálcio que constitui o leite, tampouco o leite seria o único alimento fonte desse mineral.

Portanto as pessoas consomem os alimentos, por suas preferências individuais, e preparados com técnicas culinárias aprendidas com seus pais e avós, e são essas diversas preparações que em conjunto, irão compor uma saborosa refeição.

Lembrando que mais de uma refeição é consumida ao longo do dia, caracterizando assim a dieta de um dia habitual; Essa dieta habitual imprime um significado afetivo, assim como particularidades regionais, e é a expressão do nosso processo histórico, cultural e social.

Sendo assim, não podemos jamais reduzir a nossa alimentação ao processo puramente biológico de nutrir o corpo, mas considerar todos os aspectos envolvidos, respeitando a individualidade das pessoas e principalmente a autonomia para fazer as escolhas no seu dia a dia.

Finalizando, para se conseguir uma saúde ideal, há de se pensar em melhorar os hábitos de vida como um todo, e a alimentação saúdavel está inserida nesse contexto, que vão muito além da comida, mas também incluem ser mais ativo, evitar os vícios, reduzir o stress...pense nisso!

Texto escrito por: Sandra Xavier Cardoso Nutricionista CRN 5 – 11218

nutri.sandracardoso@gmail.com - Fone (77) 9 8112-8400 WhatsApp
Endereço: Rua Rui Barbosa, 176 Centro – Guanambi
CME – Praca José ferreira, 22 Centro – Guanambi (77) 3451-2198


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.