Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
UFSG-Universidade Federal da Serra Geral da Bahia.
 
Domingo, 12 de Setembro de 2010  
 

Nascia no ano de 2002 um projeto em que a coletividade se firma como caraterística primaz dessa futura grande obra, esta por sua vez infelizmente se arrasta pelo poder legislativo desde a referida data, já acabou por receber tantos nomes mais todos com a mesma essência, a vinda de uma UNIVERSIDADE FEDERAL, a fim de suprir a grande necessidade de ensino superior em nossa região e em nosso estado, uma vez que se analisarmos a enorme disparidade em relação ao numero de universidades federais existentes na Bahia e em outros estados do país, não mais importantes que o nosso.

Que a Serra Geral da Bahia possui tanto potencialidades quanto o grande sonho de sediar uma universidade federal já se sabe há muito tempo, agora o mais intrigante se encontra na pura falta de interesse dos eleitos a qual escolhemos para nos representar nos referidos poderes.

Em uma macro visão uma universidade federal englobaria não somente a Serra Geral da Bahia que é composta por 42 municípios, mais também os municípios circunvizinhos do norte de Minas e concomitantemente o país como um todo, evitando assim uma prática que se torna quase que uma tradição familiar, em que se consiste na migração de estudantes afim de um ensino superior de qualidade

Por pressões inexplicáveis já se falou na criação de um campus da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), o motivo pelo qual abandonar a CRIAÇÃO de uma UNIVERSIDADE FEDERAL em troca de uma simples extensão universitária se torna uma grandiosa incógnita, sem justificativas plausíveis.

A histórica Caetité berço do educador Anísio Teixeira, que tanto apoiou criações de diversas universidades em todo pais, e a purgante Guanambi, que devido a sua prosperidade acabou por se firmar como um dos polos educacionais nas regiões do Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, hoje se encontram com uma grande divida educacional, que poderia ser sanada tão facilmente com a vinda de UFSG, não deixando mais assim que seus filhos  se desloquem para as diversas cidades como Salvador, Belo Horizonte, Vitória da Conquista, Montes Claros, etc.

O direito de um cidadão parte do pressuposto do seu dever, e sendo assim escolher os seus representantes e cobrar soluções para as necessidades vividas em um contexto regional, se torna o princípio da civilidade. Será que Guanambi e região se tornarão omissos a uma causa tão nobre como essa? A UFSG pode até ser chamada de uma utopia, más da utopia não abro mão!

OBS: Para fins de curiosidade o projeto de lei pode ser consultado no site da Câmara dos deputados Federais, com o numero 5717 /2005.

 

Akauito Elcino Moreira Teixeira - Estudante de Psicologia - PUC-Minas e Técnico em Agropecuária - IFET- Campus Guanambi.


 
 
Untitled Document
 Comentários:
.1
Terça, 14 de Setembro de 2010 | 16:25  
José Luiz Moreira da Silva - Zezé - akauyne@hotmai
CORREGIR - UNIVERSIDADE FEDERAL DA SERRA GERAL DA BAHIA - UFSB - PROPOSTA PELO PROJETO 5717/2005 SER A SEDE ADMINISTRATIVA NO MUNICIPIO DE GUANAMBI - BA. VEJA NA INTERNET E CORRIJA EM TEMPO.
 
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.