Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
EAD: o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito educacional
 
Terça, 27 de Julho de 2010  
 

Nos últimos anos, a sociedade tem passado por grandes avanços tecnológicos e científicos. Tais avanços têm se refletido, continuamente, no contexto educacional, ocasionando o surgimento de novas modalidades de ensino. Dentre as modalidades que se utilizam dos artefatos da informática no processo de ensino – aprendizagem, destaca – se o Ensino a Distância. Essa modalidade de ensino, nos últimos anos, propagou – se em nosso país. Ela não é algo recente na educação brasileira. Contudo, ocorreram diversas mudanças em sua estrutura no decorrer dos últimos anos.

Inicialmente, o EAD estava voltado para o ensino técnico ou à qualificação profissional. Nos últimos dez anos, percebe - se uma adesão substancial ao ensino superior, sobretudo, no que concerne aos cursos de licenciatura. Outra mudança significante que ocorreu na estrutura dessa modalidade diz respeito aos recursos didáticos. Atualmente, o processo de ensino aprendizagem se dá por meio de recursos digitais, como: CD e DVD. E, acima de tudo, por meio dos virtuais, tais como: internet, vídeoaulas ou vídeo conferencia. Além de usar o uso do material impresso e tutoria.

Há alguns anos, o EAD utilizava como suporte didático o material impresso, as fitas de áudio ou de vídeo, que eram distribuídos através de correspondência. Essas mudanças evidenciam a intensificação do uso das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito educacional.  A partir da mudança da correspondência para os recursos virtuais, ocorre a disseminação de tal modalidade em diversos estados brasileiros.

Estudiosos dessa tendência pedagógica apontam diversos pontos positivos, dentro os quais se destacam a flexibilidade no tempo, na medida em que seus usuários podem adequar o estudo à sua realidade cotidiana. Mas, sem dúvida, o aspecto positivo que mais se destaca é a minimização do espaço, visto que tal modalidade chega a cidades distantes onde não há oferta de cursos superiores. E, quando há, a quantidade de vagas não é suficiente para atender a todo o público. No entanto, esses estudiosos não se limitam a abordar os aspectos positivos, mas também os negativos, como é o caso de deficiências na infra-estrutura de algumas instituições.

No contexto das mudanças impostas pelo processo de globalização, essa nova forma de aquisição de conhecimento representa a inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no contexto educacional, o que ocasiona o surgimento de novas perspectivas para o ensino. Além disso, tal modalidade altera a ênfase tradicional dada aos conteúdos escolares, na qual o professor repassa aos alunos, conhecimentos e saberes como única visão de mundo. Isto é, uma aprendizagem receptiva e mecânica, o que Paulo freire conceitua como educação bancária. Nesse sentido, o EAD representa o contexto das mudanças e da inclusão de novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino – aprendizagem.

 

Silvio Profirio da Silva – Aluno do Curso de Letras da UFRPE
E-mail: silvio_profirio@yahoo.com.br


 
 
Untitled Document
 Comentários:
.1
Segunda, 02 de Agosto de 2010 | 22:40  
CLEIA MORENO - clmoreno@yahoo.com.br
Muito bom esse texto. Só gostaria que o autor tivesse argumentado sobre o preconceito enfrentado pelo EAD. Porém o texto está ótimo. Inclusive, tenho lido os textos desse autor nos últimos dias e gostei bastante, pois ele argumenta sobre temas recorrentes e muito discutidos na sociedade atual. Ele escreve muito bem, só podia ser do curso de letras.
.2
Segunda, 02 de Agosto de 2010 | 23:38  
Renata Carvalho - recarvalho@ibest.com.br
Sou educadora e concordo com as ideias do escrito desse texto. Nos últimos dez anos, a tecnologia possibilitou o surgimento de nova tendencias pedagogicas como o EAD. Embora que ele ainda enfrenta muito preconceito, tem se espalhado pelo Brasil levando uma formação qualificada. Excelente o artigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.