Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
O ser humano está mesmo evoluindo? Em que aspectos?
 
Sexta, 16 de Julho de 2010  
 

Chegamos ao novo milênio e com ele a intensificação das descobertas científicas e dos avanços tecnológicos. Tal situação propiciou o surgimento de diversas concepções positivas acerca da evolução da espécie humana. Ou seja, os avanços da ciência ocasionaram a concepção de que o ser humano, ao longo do tempo, tem evoluído em muitos aspectos. Essa questão engloba diversos fatores, como: materiais e imateriais.

Nos últimos anos, a ciência progrediu bastante, ocasionando grandes avanços científicos, tais como: diversos tipos de vacinas e de tratamentos contra doenças, etc. Essas descobertas contribuíram de forma significante para, praticamente, dobrar a expectativa de vida, na medida em que propiciam uma melhor qualidade de vida à espécie humana. Atrelado a isso, a tecnologia criou diversos artefatos que facilitam a vida do ser humano, como, por exemplo: meios de comunicação rápidos e eficientes, etc. Tais recursos abrangem diversos âmbitos, simplificando o trabalho humano.

Dentro dessa perspectiva, a evolução do ser humano está atrelada à ciência que, nas últimas décadas, conseguiu alcançar um progresso significativo em diversos âmbitos, tais como: na saúde, na comunicação, etc. No entanto, algumas dessas tecnologias e descobertas científicas estão restritas a poucos, em detrimento da grande coletividade. Em outras palavras, a maior parte da população não tem acesso a alguns desses recursos tecnológicos, pois eles estão restritos a uma minoria elitista.

Outro fator diretamente relacionado à questão da evolução da raça humana é que ela não se resume à multiplicação de recursos que geram a facilidade da vida cotidiana, mas também engloba os aspectos imateriais das pessoas, como é o caso da ética. Tal conceito refere – se à moral. Não a moral predominante na sociedade, por meio da qual o homem é levado a conceber a realidade e a agir de uma determinada forma que convém à classe social a que pertence. Mas diz respeito à moral que leva o homem a fazer escolhas de forma autônoma. A ausência desse valor faz com que minorias se apoderem de bens que deveriam ser coletivos.

Nesse sentido, a evolução da espécie humana consiste na equidade de acesso aos bens de caráter coletivos, que podem ser fornecidos. Isto é, a predominância do coletivo sobre o individual. Dentro desse contexto, é imprescindível que a grande coletividade tenha acesso a tais tecnologias. Só assim, poderemos considerar uma evolução plena e satisfatória.

 

Silvio Profirio da Silva – Aluno do Curso de Licenciatura em Letras da UFRPE
E-mail: silvio_profirio@yahoo.com.br


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.