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“Como fazer apresentações profissionais”
 
Terça, 13 de Julho de 2010  
 

Fazer apresentações ao público é mais que arte ou improviso, exige paciência, preparação e vontade de transmitir a mensagem de forma adequada.        

Existem várias etapas, a primeira: reflita sobre os objetivos do discurso; analise o público alvo; reúna o material adequado e suficiente – exemplifique com questões da atualidade para chamar a atenção; planeje uma abertura de impacto; construa esquemas de apresentação (exemplo: primeiro vou abordar tal assunto, na sequência comentar sobre, etc); procure escrever frases concisas e claras; prepare apoio visual e auditivo (parte das pessoas que assistem palestras é auditiva, outra parte é sinestésica e uma parte é visual); busque referências e fontes de apoio; escreva uma espécie de discurso, mas não decore, é necessário entender o assunto e transmitir de forma natural; elabore uma conclusão que reflita projeções de acordo com a introdução, ou título do evento, de forma positiva.

Antes de fazer uma palestra são necessários sentimentos de paixão por aquilo que irá falar, assim, os resultados serão garantidos desde que haja um preparo. O objetivo estando claro, a confiança aparece. Mesmo pessoas experientes sentem certo medo ao abordar uma platéia diferente, aí vai uma dica, lembre-se de quem é o especialista no assunto, procure harmonia com os seus ouvintes. O público sabe quem está preparado.

Um fator importante é determinar o tempo de cada apresentação, espaço para perguntas e outros. Treinar respostas para questões polêmicas ou que possam gerar dúvidas sobre o seu trabalho é importante, para não entrar em uma situação delicada.

Nunca permita que outra pessoa prepare seu discurso e se receber um material pronto, escreva seu próprio discurso, assim ficará mais fácil para lembrar.

Atentar sempre que uma preparação adequada é necessário tempo de dedicação e não é possível tomar caminhos alternativos ou atalhos, portanto, faça uma listagem de tudo que seja primordial, desde a roupa que irá vestir até fazer cópias de textos (2 ou 3), não se esquecer de levar material de apoio em mais de uma mídia, um pendrive, um cd e até mandar cópias anexas no e-mail.

Cuidar de todos os detalhes é uma boa percepção para o sucesso. Lembre-se que se tem voz baixa, pedir microfone. Chegar ao local de apresentação com antecedência. Muitas vezes, ao chegar ao local de uma palestra me defrontei com outras situações, desde equipamentos que não funcionavam até palanques inadequados a apresentação, dos quais, houve a necessidade de improviso. 

Uma forma adequada para interagir a platéia é jogando perguntas ao auditório para provocar o senso de reflexão, um exemplo: “Um mendigo tímido termina o dia com a sacola vazia” (portanto até para mendigar é necessário a arte da comunicação).

No resumo final ou conclusão, consegui expressar aos que me ouvem o que espero que façam com a informação passada?

Como muitas pessoas são visuais e não auditivas, a apresentação de imagens para comunicar uma informação às vezes se faz necessária.

Procure sempre ter uma apresentação curta e simples, mas que foque no conteúdo central da mensagem que deseja transmitir. Os primeiros trinta segundos são primordiais para chamar a atenção do público, portanto, concentre-se em perguntas ou fatos que chamem atenção e nunca em sua própria apresentação pessoal, que poderá provocar desagrado e desinteresse por parte do público, podendo inclusive dar a visão de arrogância.

Cumprimentar o público, analisar as necessidades e desejos da platéia, nem que para isso cada palestra seja alterada a cada público. Levar em conta sempre idade, religião, educação, afinidades políticas, termos linguísticos locais.

Agradeça a platéia e ao apresentador. Ligue a apresentação ao discurso do orador e entregar a ele a experiência pessoal com antecedência, construa credibilidade. Evite deixar com que as pessoas façam perguntas antes do término do discurso ou idéia, para não sofrer cortes do assunto e ser mal entendido nas colocações da apresentação. Para isto dê sempre um tempo ao final da apresentação para possíveis dúvidas.

Estatísticas, testemunhos, citações, organização, referências, discurso claro sobre o assunto, realçado com frases e palavras importantes, constroem um apresentação de sucesso. Sorrir, ter autoconfiança, estabelecer alguns gestos e movimentações para chamar a atenção, ou mesmo aplicar dinâmicas ao público auxilia na construção de uma linguagem poderosa. Sucesso na apresentação profissional depende muito da personalização acompanhado de pensamentos e linguagens claras do objetivo a ser atingido. Tenha sempre uma energia mental sincera aliada a sua proposta de comunicação. Boa sorte! Sucessos!

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

         

 


 
 
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