Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
“São Luiz do Paraitinga – A cidade das Mulheres Guerreiras”
 
Quinta, 03 de Junho de 2010  
 

A Estância Turística de São Luiz do Paraitinga sofreu com as enchentes do início de 2010, mas uma rede de ajuda foi montada em socorro as vítimas deste flagelo, no entanto, não podemos deixar de destacar além da corrente de solidariedade, as centenas ou milhares de pessoas que deram doações ou mesmo foram voluntários em vários trabalhos de recuperação do município paulista e outras redes que estão atuando na reconstrução da cidade.
     
Este município contou ainda com a oportunidade de ter no quadro da gestão pública municipal mulheres guerreiras que fizeram a diferença no momento em que a cidade mais necessitou.
     
Em 97% dos municípios brasileiros, mulheres chefiam unidades administrativas nas prefeituras espalhadas pelo Brasil (pesquisa Munic-2009 divulgada pelo IBGE), em 3.380 municípios as mulheres têm cargos de 1º escalão, sendo 512 prefeitas em todo o país, não podemos deixar de citar as mais de 6.500 vereadoras no Brasil.
      
Estância Turística de São Luiz do Paraitinga, como conhecida é administrada pela Srª Prefeita Ana Lúcia Bilard Sicherle, ainda conta com a Presidente da Câmara de Vereadores a Srª Edilene Alves Pereira, no quadro de assessores: finanças – Elza Cristina Teodoro, Educação – Nilde Cristina Pola Baptista, Saúde – Ana Sílvia de Carvalho Ferreira, Jurídico – Ana Paula Cursino de Miranda, Agricultura – Samanta Ribeiro Pedrosa, Planejamento – Cristiane Ap. Paiva Bittencourt, Promoção Social – Cristina Maria Rodrigues de Toledo; no quadro de diretoras temos: Compras – Chrystiane Tavares de Andrade Guedes, RH – Daniele de Campos Monteiro Prado, Centro de Saúde – Lídia Amélia dos Santos Faria, P.S.F. – Renata Carmem Coelho Moura, Convênios e Contratos – Andréia Ap. de Toledo, Serviço Social – Marleidy Ap. de Mendonça Rocha, Arrecadação Pública – Andréia de Fátima Lobo, Programas Pedagógicos Ensino Fundamental – Raquel Jurema Toledo da Silva e Obras – Natália dos Santos Moradei. Bem a cidade parece até o clube da Luluzinha, mas na realidade este é o “Clube das Guerreiras”, que com o empenho da equipe está mudando a realidade da cidade que foi vítima dos efeitos climáticos da região. A cidade contou com a sorte e sensibilidade da gestão feminina para resolver o problema e dar a volta sobre a situação.
      
Outro dado interessante a cidade têm uma juíza que é diretora do fórum, a Drª Renata Martins de Carvalho Alves.
      
Apesar do Centro Histórico que ficou bem danificado, a cidade ainda conta com outras atrações turísticas como: cascading, trilhas, fazendas, rafting, cavalgadas, pousadas, estação radical, além da cultura e festas. Com história rica e folclore marcante a cidade é caracterizada também pelo seu artesanato, comidas típicas e de povo hospitaleiro.
     
Cidade da Festa de São Cristovão, Festa do Saci, Festa de São Pedro de Catuçaba e outras, merece respeito no cenário nacional de sua cultura marcante, que corre as veias da população residente.
    
A cidade conta agora com a CERESTA – Centro de Reconstrução Sustentável de São Luiz do Paraitinga onde estão sediadas instituições de ensino e órgãos dos governos federal, estadual e municipal, além de um escritório da agência da FAPESP.
     
Sucesso e prosperidade a cidade das festas e das mulheres guerreiras.

 

Welinton dos Santos - É Economista e Psicopedagogo, Membro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Delegado de Economia de Caçapava, Ex-Coordenador do Projeto URB-AL - União Européia e América Latina - rede 7, Palecistra, conferencista nacional, Colaborador de Projetos Sociais, dentre outros.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.