Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
“Produtos de época – Economia certa!”
 
Segunda, 03 de Maio de 2010  
 

Comprar produtos de época é economia certa, além de fazer bem a sua saúde financeira pode ajudar em sua saúde física.
          
No mês de maio, as frutas do mês são: banana maçã, atemoia, abacate, caqui, jaca, kiwi nacional, maça nacional, maça gala, pêra estrangeira, quincam, tangerina poncam e uva estrangeira.
          
Os legumes do mês de maio são: abóbora, abóbora japonesa, abóbora seca, abobrinha brasileira, batata doce amarela e rosada, berinjela, beterraba, cenoura, cará, pimenta vermelha, mandioca, mandioquinha, inhame, feijão corado e chuchu.
          
Já as verduras é o tempo de almeirão, alho porró, erva-doce, louro, moiashi, rabanete e nabo. Outros produtos diversos: alho estrangeiro, cebola estrangeira, milho estrangeiro, ovos brancos, ovos vermelhos e pinhão. Uma curiosidade você sabe que existe até pizza de pinhão em Santo Antonio do Pinhal no Estado de São Paulo, vale a pena experimentar ou buscar a receita na internet.
          
No mês de maio as flores da época são: angélica, branquinha, violeta, samambaia, gladíolo, gipysofila, girassol, gérbera, crisântemo e cravo comum.
          
No caso dos pescados a oferta maior é de: abrotea, berbigão, barbado, traíra, tambica, tainha, polvo, olho de cão, parati, lambari, mandi, linguado, carapau, camorim, conglio e garoupa.
          
Lembrar sempre que as feiras livres e mercados municipais são lugares ótimos para economizar, mas são necessários alguns cuidados: faça o cardápio da semana ou quinzena, pesquise preço em todas as bancas, pechinche, compre produtos em bancas diferentes e ater-se a qualidade dos produtos. Uma dica importante faça compras na feira no período final em que os preços podem ficar mais baratos que o varejão, mercado ou supermercado.
          
As feiras livres e mercados municipais do Brasil precisam se modernizar, uma dica importante que deve ser dada aos feirantes e comerciantes de mercados é a instalação de máquinas de cartão de crédito e débito, pois, cada vez menos a sociedade está usando dinheiro em espécie, existem pessoas que já fazem 90% de suas compras com cartões, portanto, facilitar a vida do cliente é uma comodidade e auxilia a manter a sobrevivência do negócio. Na cidade de São Paulo já é possível pagar até pastel com cartão de débito ou crédito, em alguns casos alguns feirantes unem-se para ratear a despesa de um aparelho para o crédito do grupo, também pode ser uma alternativa para viabilizar a utilização deste recurso que impulsiona vendas.
         
Algumas feiras livres e mercados municipais estão implantando projetos artísticos, acrescentando artesanato regional e transformando estes espaços em locais de turismo, o que é muito salutar, desenvolve a economia local, auxilia na criação de renda e emprego, aumenta a circulação de pessoas e o ambiente fica mais agradável a todos.
         
Estas são algumas dicas para o mês de maio, boas compras!

 

Welinton dos Santos - É Economista e Psicopedagogo, Membro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Delegado de Economia de Caçapava, Ex-Coordenador do Projeto URB-AL - União Européia e América Latina - rede 7, Palecistra, conferencista nacional, Colaborador de Projetos Sociais, dentre outros.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.