Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Projeto de Carreira – Um roteiro de vida profissional consciente.
 
Quinta, 15 de Abril de 2010  
 
“É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado”. (Anthony Robbins)


Nesta era da globalização, era marcada por demasiada competitividade, mudanças e incertezas, torna-se imprescindível que cada profissional elabore e mantenha sempre atualizado o seu projeto de carreira. O projeto de carreira contribuirá para que o profissional não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas contribuirá e muito para que este profissional alcance desenvolvimento e crescimento em sua carreira, garantindo assim, sua empregabilidade, impedindo-o de correr o risco não só da estagnação, mas também o impedindo de ser pisoteado no mercado, evitando assim, a sua expulsão.

O maior responsável, pela elaboração deste projeto de carreira, é você profissional. Ninguém fará isso por você. Apenas você saberá quais são os seus anseios, necessidades, objetivos, desejos e aonde quer chegar.

Este projeto de carreira deverá ser elaborado com muita atenção, pois será o seu projeto de vida profissional; por isso é imprescindível que você profissional faça uma bem feita auto-análise.  A auto-análise é uma ferramenta valiosa para o seu autoconhecimento, essencial para que ocorra o desenvolvimento e o crescimento.

A elaboração de um projeto de carreira implica na relação de pensar e repensar o passado, o presente, bem como o futuro de forma cautelosa. É o exercício do pensar e do repensar quanto ao profissional que você é e o profissional que você deseja ser. É preciso que você coloque no papel quais são os seus anseios, objetivos, metas, habilidades, competências, atitudes, comportamentos e conhecimentos. É preciso também, reconhecer quais são seus pontos fracos e fortes, quais estratégias traçar para transformar seus pontos fracos em fortes e melhorar. Enfim, quais medidas tomar para investir em você, quando, como e onde. Para facilitar, trace um cronograma. No projeto de carreira deve ficar claro para você quais providências cabíveis tomar para que você concretize seu plano e alcance o retorno esperado.

Ter bom senso, ser flexível e realista é de fundamental importância quando da elaboração de um projeto de carreira, mas não se pode esquecer que, todo e qualquer profissional deve sonhar, pois, o sonho irá impulsioná-lo à ação, propiciando assim o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

É de suma importância lembrar que este projeto de carreira é um roteiro que irá contribuir e muito para o desenvolvimento e crescimento do profissional, uma vez que terá suas metas escritas e de forma clara e definida; portanto, deverá ser monitorado sistematicamente, reformulado e atualizado, e o profissional deverá ficar sempre atento quanto às metas almejadas e persegui-las sempre, para assim, obter êxito quanto às ações traçadas.

Lembre-se sempre que, o projeto de carreira terá a sua “cara”; portanto, além de anseios, desejos, metas e objetivos, estarão imbricados no mesmo, seus princípios e valores, bem como sua conduta ética. É imprescindível ter em mente que comportamento e atitude são cruciais em sua carreira profissional, uma vez que podem influenciar de forma negativa e/ou positiva na mesma. E isto merece toda atenção especial. Torna-se necessário repensar sobre suas atitudes, além dos seus comportamentos, realizando a reeducação, para evitar futuros dissabores em sua carreira profissional, o que poderá comprometer todo o seu projeto.

Talvez, ao final de seu plano, você até se surpreenda, como por exemplo, você poderá concluir que, para alcançar o que espera, deverá migrar de um departamento para outro, de um cargo para outro e/ou até de uma empresa para outra, e então, torna-se necessário fazer o seu currículo e enviá-lo às empresas - alvo, para assim, viabilizar a concretização de seu plano.

É importante lembrar que é através do projeto de carreira que o profissional irá enxergar as oportunidades e que este é de grande valia, pois, além de contribuir no que tange a reestruturação da vida profissional do mesmo impulsionando-a para melhor, irá contribui também para que este profissional faça o diferencial no mercado.

É importante também lembrar que o seu caminho e a forma de caminhar, é sempre você quem define. Portanto, saber aonde quer chegar e como fazer para alcançar o resultado esperado, é de fundamental importância para qualquer profissional que hoje se encontra neste mercado globalizado e competitivo.

É importante conscientizar-se que a carreira é o seu maior bem, e que, quem é o maior interessado em sua carreira é você mesmo; assim, cuidar de sua carreira passa a ser mais do que uma obrigação, passa a ser um dever, e esta responsabilidade é inteiramente sua.

 

Marizete Furbino - Com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG.

Site: www.marizetefurbino.com  - E-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.