Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
“Franquias no Brasil – Números de sucesso”
 
Segunda, 22 de Mar�o de 2010  
 

O setor de franchising continua sendo um espelho para os negócios na economia interna brasileira, as projeções da ABF – Associação Brasileira de Franchising era crescer em torno de 13% em 2009, números bem otimista considerando o fator crise, mas o resultado do setor superou as expectativas com crescimento na ordem de 14,7% no faturamento pulando de R$ 55,032 bilhões em 2008 para R$ 63,12 bilhões em 2009, aumento de 19,14% no número de redes, passando de 1.379 para 1.643 e do número de unidades de 71.954 para 79.988 em 2009, aumento de 11,12% de unidades distribuídas por todo Brasil. Dados obtidos no site da instituição e que demonstraram claramente a pujança de um seguimento que merece todos os elogios. O setor não é apenas um marco, mas sim uma referência na construção de empreendedores de sucesso. Assim como a economia é dinâmica, o seguimento de franchising deve sempre buscar a eficiência em qualidade e prestação de serviços, para ser um símbolo cada vez mais forte na mente do consumidor brasileiro. 
        
Setores de móveis, hotelaria e acessórios pessoais aumentaram na fatia dos seguimentos empresariais. O crescimento no setor de móveis e acessórios em virtude do aumento do poder de renda do povo brasileiro, já o setor hoteleiro, que está sendo impulsionado pelo turismo, o brasileiro além de estar viajando cada vez mais, com pacotes turísticos que cabem no bolso, começam a relacionar as viagens como parte do sonho de consumo. Não podemos esquecer que o setor de turismo é o que mais emprega no mundo e vários tipos de franquias como os de alimentação se beneficiam muito com o turismo. No Brasil existem milhares de oportunidades neste seguimento que ainda podem ser explorados por empreendedores de sucesso.
        
A concentração das sedes das franquias ainda é o Estado de São Paulo, no qual concentram 53% das matrizes, outros estados com os respectivos percentuais de concentração nacional de sedes são: 13% no Rio de Janeiro, 8% no Paraná, 7% em Minas Gerais, 4% em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 2% Ceará e Pernambuco e o restante em outros estados.
       
O Brasil é pérola dos olhos dos investidores internacionais, o que pode provocar maior atenção das redes de franquias por empreendedores nacionais e estrangeiros. Segundo a World Franchising Council, o Brasil ocupa a 4ª posição mundial do setor. Fonte: www.worldfranchisecouncil.org/.
        
O faturamento do setor de acessórios pessoais e calçados aumentou entre 2008 a 2009, nada menos que 41,2% e o de vestuário 37,5%, descontando a inflação e verifica-se o impressionante crescimento de receita.
        
Em virtude de tudo isto e pelo Brasil fazer parte do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o país será sede do 1º Fórum Internacional de Redes de Franquias e Negócios nos dias 13 e 14 de abril de 2010 em São Paulo. O evento contará com o apoio ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), a Editora Lamonica, o Portal Sua Franquia, o Portal Torno e está sendo divulgado em oito países Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.
        
O Brasil mostra a sua cara, o setor de Franchising mostra o seu potencial e a economia agradece.

 

 

Welinton dos Santos - É Economista e Psicopedagogo, Membro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Delegado de Economia de Caçapava, Ex-Coordenador do Projeto URB-AL - União Européia e América Latina - rede 7, Palecistra, conferencista nacional, Colaborador de Projetos Sociais, dentre outros.


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.