Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
NOTÍCIAS
Concursos
Copa do Mundo 2010
Política
Reportagem Especial
Policial
Regional
Estadual
Nacional
O Mundo
Economia
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Esporte
Local
CANAIS
Alto Astral
Turismo
Reflexão
Dicas e Truques
Editais
Artigos
Parábola
Telefones Úteis
Eventos
Horóscopo
Culinária
Poesias
Piadas
Aniversariantes
Contas Públicas
LINK'S
Micks Informática
Vilson Nunes
Farol da Cidade
Joaquim José Show
Folha do Vale
Sudoeste Bahia
Blog Tiago Marques
Pref. de Guanambi
Alô Cidade
Lobo Mau
Blog do Latinha
Caetfest
Iguanambi
Twitter Trib.Popular
Face Tribuna Popular
REDEINTERSOFT.COM
a-Bahia.com
Portal Pindai
Portal Montes Claros
 
a a a
 
Confira algumas dicas de saúde para a temporada do verão
 
Domingo, 05 de Abril de 2009  
 

No fim de ano, é preciso ter cuidado - entre outras coisas - com alimentação e saneamento básico


Alimentação e hidratação

É importante aumentar o consumo de líquidos, como água, água de coco e sucos de frutas. A hidratação é essencial pra repor as perdas do organismo, tanto de água quanto de sais minerais. O consumo de vegetais, como frutas e verduras, também deve aumentar. Frituras e alimentos gordurosos devem ser evitados.

Peixes e frutos do mar

Antes de comprar, preste atenção nas condições de armazenamento e higiene. Fique atento ao uso de toldos vermelhos: eles podem "maquiar" a cor do peixe. A aparência do pescado também é importante: pressione com os dedos, verificando a firmeza da barriga do peixe. Veja se os olhos estão brilhantes e salientes. Também é preciso checar se as guelras estão vermelhas, e se as escamas estão presas ao corpo. Evite comprar peixes em postas ou filés, porque dessa maneira você não tem como avaliar a boa qualidade do produto.

Quanto aos frutos do mar, o camarão deve ser firme, com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais. No caso de lulas e polvos, o melhor é adquirir os de cor mais clara, que são mais frescos. Já com mexilhões, mariscos e ostras, observe se as conchas estão bem fechadas.

Cuidados com a pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas sob o sol: chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição direta à luz solar entre 10 e 16h, durante o horário de verão.

Barraca e guarda-sol

O ideal é que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV, que causam queimaduras e podem provocar câncer de pele, ultrapassam o material.

Criança na praia

É importante conferir as condições de balneabilidade das praias antes de sair de casa e, uma vez na praia, procurar locais onde haja salva-vidas. Não mergulhe em águas turvas. Evite nadar perto de atracadouros, embarcações, rochas e em área de correnteza. Mantenha as crianças, principalmente as menores de 7 anos, sob observação, para evitar que se percam. Crianças maiores devem ser orientadas a procurar um salva-vidas, caso não consigam reencontrar os pais.

 

 

 

 

estadao

 

 


 
 
Untitled Document
 Deixar um comentário
Jornal Tribuna Popular ::: Guanambi - BA :::
Fones: (77) 9 9962-1243 e 9 8827-5702
Editora Tribuna Popular LTDA - Avenida Presidente Castelo Branco, 96, Centro, Guanambi-Ba.